Observatório Apresenta Estratégia de Ação em Nova Friburgo

No último dia 3 de junho, a responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Observatório Nacional de Segurança Viária Daniela Gurgel, apresentou para um público seleto e diretamente envolvido com as questões de segurança viária uma estratégia de trabalho para dar início ao processo de redução de mortes e feridos graves no trânsito da cidade de Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Durante cerca de duas horas, a representante do Observatório mostrou exemplos de como a cidade pode mobilizar a sociedade em torno do tema que preocupa as autoridades locais. Atualmente, Nova Friburgo tem um número de mortos e feridos graves decorrentes de acidentes de trânsito maior do que registrado por violência devido à criminalidade. Com uma frota de aproximadamente 100 mil veículos, o número de mortes no trânsito chegou a 23 no 1º semestre de 2012, enquanto durante todo o ano de 2011 esse número foi de 24.
Diante desse quadro alarmante, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) por intermédio do atual presidente da entidade Zury Mauer, solicitou uma consultoria do Observatório para nortear as ações da entidade junto as autoridades municipais.
O encontro foi realizado na sede do 11º Batalhão da Polícia Militar, e contou com a presença de integrantes do Conseg, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), da Faol (empresa concessionária de ônibus urbano da cidade), da empresa Águas de Nova Friburgo, entre outros.
O Observatório Nacional de Segurança Viária irá continuar prestando assessoria ao município fluminense para ajuda-lo nessa busca a médio e longo prazo para reduzir o número de mortes e feridos graves no trânsito da cidade.

DIA MUNDIAL DO SONO 17 DE MARÇO
Medicina do Sono tem por objeto de estudo um estado fisiológico do organismo humano que ocorre com periodicidade – ritmo circadiano – a cada 24h. Nesse período, nosso organismo tem um funcionamento muito ativo, essencial para a saúde, porém diferente do momento de consciência.

MULHERES SEGURAS NO TRÂNSITO
Mulheres seguras no trânsito. Uma conversa sobre como as mulheres podem ajudar a fortalecer a cultura da segurança viária para toda sociedade.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.