OBSERVATÓRIO comenta no JN projeto que muda regras da carteira de motorista
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária posicionou-se sobre o projeto de lei do presidente Jair Bolsonaro, que muda trechos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e relaxa as punições para infrações de trânsito. Dentre as alterações, está a ampliação – de 20 para 40 pontos – do limite para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“O projeto beneficia o infrator recorrente, uma minoria entre os 60 milhões de condutores com habilitação. Estamos privilegiando, com essa legislação, apenas os motoristas infratores e prejudicando toda a sociedade brasileira”, asseverou José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Ainda segundo Ramalho, para fugir de uma multa basta respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige. Quem multa não é o poder público, quem gera multa é o próprio cidadão infrator.
Para que as mudanças entrem em vigor, o projeto precisará ser discutido no âmbito das comissões e, depois de aprovado, apreciado pelo plenário da Câmara e do Senado.
O projeto do governo também prevê a ampliação da validade da habilitação, de cinco para dez anos. A habilitação dos idosos também terá validade ampliada de dois e meio para cinco anos.
Principais pontos do projeto
• Aumenta de 20 para 40 o limite de pontos, em um período de um ano, para suspensão da CHN;
• Amplia a validade da CNH de 5 para 10 anos;
• Amplia a validade da CNH para idosos de 2 anos e meio para 5 anos;
• Mudança nas regras para o transporte de crianças nos veículos;
• Possibilidade de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberar bicicletas elétricas sem maiores exigências;
• Fim da exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais.
Assista a reportagem: https://globoplay.globo.com/v/7667866/programa/

EXCESSO DE VELOCIDADE E AMBIENTE URBANO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (31), o Webinar: Excesso de Velocidade e Ambiente Urbano com o objetivo de apresentar e debater evidências relacionadas à prática do excesso de velocidade em ambiente urbano, utilizando como estudo de caso a cidade de Curitiba, no Paraná.

MULHERES E O CENÁRIO DO TRÂNSITO BRASILEIRO
Live: Mulheres e o cenário do trânsito brasileiro. OBSERVATÓRIO apresenta dados relacionados às condutoras em celebração ao mês da Mulher

WEBINAR: EXCESSO DE VELOCIDADE E AMBIENTE URBANO
Webinar: excesso de velocidade e ambiente urbano. OBSERVATÓRIO apresenta e debate evidências relacionadas à prática do excesso de velocidade em ambiente urbano, utilizando como estudo de caso a cidade de Curitiba/PR.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.