A partir de novembro deste ano serão proibidos radares escondidos em todas as rodovias, avenidas e ruas do país, segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi procurado pela Rádio Bandeirantes para comentar sobre a nova regra.
Conforme as informações levantadas pela repórter Maju Arruda Leite, todas as vias monitoradas deverão possuir sinalização que indique com clareza a velocidade máxima permitida. O órgão também determina que as autoridades de trânsito divulguem na internet quais são os trechos fiscalizados.
Segundo o presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Rosan Coimbra, as novas regras geram uma confiança maior dos motoristas nos órgãos de fiscalização.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, as medidas podem impactar negativamente no trânsito. “Quando há sinalização ostensiva sobre um radar, o 'pseudo infrator' tira o pé do acelerador. Ali, naquele local, não vai ter tanto acidente. Você pode ter certeza que, passando o radar, ele volta a acelerar e colocar em risco a sociedade”, explica.
Os municípios terão até novembro de 2021 para ajustar às novas regras os equipamentos já existentes nas vias.
Leia a matéria completa em: https://www.band.uol.com.br/noticias/16309983/conselho-nacional-de-transito-proibe-radares-escondidos-em-rodovias-avenidas-e-ruas
Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.