Segundo dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), cerca de 25% dos pedestres que faleceram em acidentes de trânsito na cidade de Campinas (SP), tinham mais de 60 anos, conforme revela matéria do jornal “Correio Popular”; o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comentou sobre esses dados alarmantes.
Entre janeiro e agosto deste ano, sete das 29 mortes, envolveram idosos e mais da metade dos óbitos (57%), foram à noite ou de madrugada. Os dados também revelam o perfil das vítimas: 85,7% eram homens e14,3%, mulheres. O estudo alerta que as vias municipais matam mais que as rodovias, foram 57% de mortes em ruas e avenidas, contra 43% dos envolvimentos nas rodovias.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, diversos fatores determinam esses números.
"O idoso tem uma dificuldade natural de locomoção e também de conseguir identificar se a distância e a velocidade que um carro está é suficiente ou não para que ele consiga atravessar uma via em segurança", para Ramalho, "A imprudência também é outro problema e isso envolve não só o pedestre como também o motorista. Os dois precisam estar atentos e, principalmente, respeitar a sinalização semafórica", completa.
Leia a matéria em: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/09/campinas_e_rmc/867270-idosos-sao-potenciais-vitimas-de-atropelamentos.html
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.