Matérias

OBSERVATÓRIO compara trânsito a tragédias

Escrito por Portal ONSV

08 SET 2015 - 09H46

Acidentologia e Vitimação no trânsito é foco da abordagem, nesta 4ª, dia 9

Já parou para pensar nos números da violência no trânsito e o que eles representam? O ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) fez alguns comparativos para dar a dimensão dessa tragédia com outros grandes desastres. E quando os números de vítimas nas vias são correlacionados com desastres naturais como terremotos ou tsunamis, ou com desastres aéreos, ou ainda com guerras , o trânsito toma à frente de qualquer catástrofe.  O trânsito no Brasil mata a cada hora cinco pessoas. O cenário é dos mais assustadores e no mundo os números também são preocupantes.

Essas comparações integram a apresentação do OBSERVATÓRIO dentro do Seminário “ A Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”, que percorre as capitais de todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

Além desse enfoque, serão apresentados pelo OBSERVATÓRIO informações sobre fatores de risco, comportamento inadequados no trânsito, condições como ocorrem os acidentes, principais vítimas, custos dos acidentes e resultados – prejuízos enormes sociais, previdenciários e para os mais diversos setores.

Nesta semana, dia 9 de setembro, quarta-feira, mais uma edição está confirmada: agora, em Recife, que recebe o Seminário, no Auditório do DETRAN-PE (Departamento de Trânsito).

A palestrante do OBSERVATÓRIO no evento será Daniela Gurgel, gestora de comunicação, que  abordará o tema “Acidentes e Vitimação no Trânsito”.

Organizado pela FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros), com o apoio da Escola Nacional de Seguros e FenSeg; o Seminário segue o mesmo modelo em todas as capitais. Compõem a mesa do evento, Armando Vergílio dos Santos Júnior, autor da Lei do Desmonte; e presidente da FENACOR; Claudio Contador, economista, Ph.D. em Economia e Master of Arts pela Universidade de Chicago/EUA, diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) e ex-diretor de Ensino Superior e Pesquisa da Escola Nacional de Seguros; José Márcio Barbosa Norton, assessor Especial da Diretoria da Seguradora Líder DPVAT; Neival Rodrigues Freitas, pós-graduado em Controladoria Empresarial e em Planejamento e Controle, ambos pela UFRJ, hoje exerce a função de Diretor Executivo da FENSEG.

O auditório do Detran fica à Estrada Barbalho, 889, em Iputinga.

Público alvo:

O evento é destinado a corretores de seguros, executivos de seguradoras, autoridades do trânsito, meio ambiente e segurança pública para debater os efeitos da Lei Federal 12.977/14, também conhecida como "Lei do Desmonte", em vigência desde o dia 20 de maio de 2015.

A participação no evento é gratuita, mas são necessárias inscrições antecipadas. Informações com Natália Oliveira, pelo telefone (21) 3094-1090 ou e-mail: nataliaoliveira@esns.org.br

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.