O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária tem o prazer de compartilhar os conteúdos relacionados à sua participação na 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada em Marrakech, Marrocos, na última semana.
O CEO, Paulo Guimarães, representou não só a instituição, mas também o Brasil, nas discussões sobre a promoção de uma mobilidade mais segura a nível global, inclusive conhecendo as boas práticas mundiais na área.
Para a 4ª Conferência, o OBSERVATÓRIO confeccionou materiais inéditos, com o intuito de dividir as contribuições e insights adquiridos ao longo dos debates e atividades realizadas.
O OBSERVATÓRIO na Conferência
O CEO, Paulo Guimarães, o OBSERVATÓRIO teve uma agenda cheia no Marrocos, com inúmeros momentos de conexão entre o poder público e a iniciativa privada de diversas partes do mundo. Esteve ao lado de parceiros nacionais, como a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a AND (Associação Nacional de Detrans), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o IBDTrânsito (Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito), participando de ativações e reuniões. Além disso, durante o evento, foram apresentados os trabalhos do Observatório para líderes e representantes de vários países.
Outro ponto muito importante foi a reunião de Organizações Sociais que antecedeu a Conferência e reuniu todas as ONGs que foram ao Marrocos e integram a Aliança Global para a Segurança Viária e que tratou de inúmeros temas de cada nação. Nessa oportunidade, Paulo pode explanar sobre o Maio Amarelo, convidando a todos a integrar esse Movimento.
O OBSERVATÓRIO ainda tratou do principal tema do ano, no Brasil, para a segurança viária, que são as questões que envolvem a velocidade no país. Ao longo da semana, o nosso CEO, buscou o compromisso de várias autoridades sobre esse tema, visto que é o único fator de risco definido pela OMS que o Brasil não cumpre.
Maio Amarelo
Uma das divulgações mais importantes ao longo dos três dias da Conferência, foi sobre o Movimento Maio Amarelo, a maior mobilização social em prol da segurança viária. Em todas as participações do CEO do OBSERVATÓRIO, ele convidou países e organizações para realizar ações de conscientização, durante o mês de maio, utilizando o laço amarelo, símbolo do Movimento.
Reconhecimento mundial da Campanha “Paz no Trânsito começa por você”
Um dos eventos paralelos realizados durante a Conferência foi o 10o Festival Global de Filmes de Segurança Viária, que escolheu o melhor filme da área em 2024. O OBSERVATÓRIO inscreveu as últimas quatro campanhas nacionais do Maio Amarelo e os quatro filmes foram selecionados para a final. Na escolha do júri, o OBSERVATÓRIO ganhou dois prêmios: venceu na categoria como melhor campanha regional - América Latina e Caribe - e também levou o prêmio de melhor campanha de todas as categorias, intitulado “Grande Prêmio” com o filme da campanha do Maio Amarelo de 2024, ou seja, o grande vencedor do 10o Festival.
Dados Gerais do Brasil
O OBSERVATÓRIO levou para o Marrocos um material impresso com os dados gerais do trânsito no Brasil. O CEO, Paulo Guimarães, apresentou e presenteou alguns líderes e especialistas do setor, durante a conferência, com o informativo.
O folder possui quatro páginas e conta com elementos gráficos e textos sobre temas relevantes. O material aborda a evolução da mortalidade no país, apresentando dados de 2011 a 2023, além de uma estimativa de óbitos até 2030. Traz o perfil das vítimas fatais, analisando faixa etária e modo de transporte e destacando os contrastes regionais, abordando a situação nos diferentes Estados brasileiros.
O material também apresentou o PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e dedicou um espaço institucional ao OBSERVATÓRIO, com uma apresentação, também, do Movimento Maio Amarelo e seu impacto.
Faça o download do material clicando aqui!
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.