O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, como uma das ações voltadas à Semana Nacional de Trânsito, criou nove peças publicitárias que reforçam a necessidade da convivência harmônica, gentil e respeitosa que devem estar presentes nos deslocamentos diários de todos nós. OU seja, pelo cumprimento das leis, regras e determinações relativas à segurança no trânsito, podemos sim, reduzir a violência, o número de mortos e também de feridos. O material é disponibilizado gratuitamente aos interessados em reproduzi-lo. Para isso basta clicar aqui e baixá-las.
Baseadas nas principais causas de acidentes e desenvolvidas pela equipe de criação do OBSERVATÓRIO, as peças alertam para o não uso do celular ao volante; para os riscos da combinação álcool/direção; para a necessidade de uso do cinto de segurança; de cadeirinha apropriada para crianças; para o respeito e a crença nas regras de trânsito e aos limites de velocidade.
Reforçam, além disso, a necessidade do uso de equipamentos de segurança pelos motociclistas e, ainda, para a necessidade de motoristas e motociclistas manter uma distância segura com relação aos ciclistas (um metro e meio) que dividem ruas e avenidas com os veículos motorizados. Lembra, também, que todos somos pedestres em algum momento. São orientações que colaboram para a diminuição concreta do número de acidentes nas vias e rodovias do país.
A Semana Nacional de Trânsito é determinada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro. Esse ano, o tema determinado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020 #Eusou+1por1trânsitomais seguro!’, inspirado no ‘#Eusou+1 por um trânsito mais humano’, que alavancou a edição de 2016 do Movimento Maio Amarelo, coordenada pelo OBSERVATÓRIO, que tem como finalidade a busca pela mudança do comportamento de todos que transitam.
Segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil em 2014, cerca de 44 mil pessoas. Sem contar que, em função de acidentes, um contingente expressivo de pessoas passa a conviver com sequelas irreversíveis. Em média, cerca de 60% dos leitos hospitalares disponibilizados no Brasil hoje estão ocupados por vítimas de traumas causados pelo trânsito.
Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a prevenção é a maior arma que temo para reverter esse quadro, e ressalta ainda que, nenhuma morte em acidente de trânsito é aceitável, portanto cada um deve fazer sua parte para um país seguro em matéria de trânsito.
FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO DAS PEÇAS CLICANDO AQUI!
[gallery size="full" link="none" ids="7137,7136,7135,7134,7133,7132,7130,7129,7128" orderby="rand"]
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.