Entidade defende a medida que amplia a preservação de vidas no trânsito
O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, representou a entidade no evento “Eu e você no trânsito”, dentro da Programação da Semana Nacional de Trânsito da Faculdade Zumbi dos Palmares, nesta quarta, dia 24 de setembro.
O evento discutiu o tema Mudança Social X Redução de Velocidade, com apresentação de dados estatísticos e ações mundiais para a redução de acidentes no trânsito, por meio desta medida.
A discussão teve a participação também do gestor de Tráfego da Central de Operações da CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) e professor de Segurança de Transportes e Tráfego e Projetos de Sinalização da Faculdade Zumbi dos Palmares.
Guimarães destacou os dados da violência no trânsito no Brasil que revelam que nossas vias matam mais que armas de fogo, fez paralelo dos números com tragédias que chocaram o mundo como desastres naturais, guerras e atentados.
Segundo o diretor do OBSERVATÓRIO, o trânsito brasileiro mata e sequela todos os anos o mesmo que cidades inteiras. “São 54 mil indenizações por mortes pagas pelo Seguro Obrigatório-DPVAT e mais de 440 mil para invalidez permanente”, registra.
Guimarães lembrou que essa é uma conta muito alta a ser paga pela sociedade. “São custos sociais e emocionais inestimáveis. Mas ele exemplifica com alguns números. O Brasil gastou mais de 51 bilhões com os acidentes de trânsito em 2012, conta.
Ele destacou ainda o perfil dos acidentados, as condições em que ocorrem os acidentes (81% do total das ocorrências são em vias em boas condições) e 90% dos acidentes são causados pelo fator humano.
Mas para além de abordar o problema, Guimarães trouxe propostas de soluções, seja pelo esforço legal com legislações abrangentes no mundo que ampliam a segurança dos segmentos com adoção de equipamentos como o cinto, capacete, cadeirinha; seja por iniciativas como a redução de velocidade.
No caso das Marginais em São Paulo, todas as previsões de lentidões com a redução de velocidade não se confirmaram, argumenta Guimarães. “E o mais importante, pouco tempo após a medida, os resultados relacionados à redução de acidentes com vítimas, mortes e atropelamentos, comprovaram que um dos caminhos para a preservação da vida passa por tal medida.
O público presente na palestra também pode conhecer um pouco do trabalho e eixos de atuação do OBSERVATÓRIO (Estudos e Pesquisas, Ações de Educação, Dados e Informações e Advocacy), as ferramentas disponibilizas à sociedade e gestores para a construção de um trânsito mais seguro e ainda relembrou os avanços do Maio Amarelo em 2015.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.