Matérias

OBSERVATÓRIO discute com especialistas próximos passos do Urbanidade

Escrito por Portal ONSV

19 ABR 2016 - 11H51

Encontro em Campinas com médicos definiu encaminhamentos para a reunião do Urbanidade em Brasília, em maio, além de outros projetos

"b1eb80a4-eb33-4a3e-bb69-e5f3aa8a9261"

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, se reuniu com os médicos Gustavo Fraga, especialista em trauma da Unicamp e também membro da SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado;  e Edilson Zancanella,  otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, em Campinas, nesta segunda, dia 18 de abril.

Um dos pontos centrais do diálogo foi a reunião para a formação dos GTs - grupos de trabalho - para dar encaminhamento na lista de compromissos que foi construída a partir do Seminário Urbanidade – por uma mobilidade segura, em Brasília; e do Fórum das ONGs de Trânsito, que apontou as contribuições da sociedade civil por um trânsito mais seguro, em dezembro do ano passado, também na cidade de Brasília.

O médico Gustavo Fraga que foi o coordenador do eixo Saúde, no seminário, foi convidado a coordenar o GT, sobre o tema, e já confirmou presença na reunião do dia 12, em Brasília, para a organização dos grupos e início dos trabalhos.

Pesquisa sobre sonolência - Ainda na pauta, Ramalho definiu com os médicos os próximos passos para o esboço de um projeto sobre sonolência que envolve o OBSERVATÓRIO, a SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado - e terá a coordenação do especialista Edilson Zancanella, que será voltado para o público caminhoneiro na região de Campinas.

Além deste projeto, Ramalho e os médicos ainda alinhavaram ações para a implantação do Projeto Recomeço, que terá como público pessoas sequeladas em acidentes de trânsito e tem como proposta a reinserção dessas pessoas profissionalmente ou no mundo do esporte. Entre as proposta, eles definiram a construção de uma agenda de visitas às entidades como a Rede Sarah, em Brasília; e Lucy Montoro, em Campinas; referências nesta área.

Palestras na Unicamp vai abordar Maio Amarelo

No encontro também foram agendadas duas palestras que serão ministradas tanto na Faculdade de Ciências Médicas - FCM-Unicamp, voltada para o público da Liga do Trauma e outros convidados; quanto uma aula voltada para os alunos de Otorrinolaringologia também dessa Universidade. As duas palestras terão como foco o Maio Amarelo e estão previstas para o dia 27/04 e 06/05, respectivamente,  Em breve, mais informações serão detalhadas no site do OBSERVATÓRIO.

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto