Contribuições da sociedade organizada deverão ser levadas para a 2ª Conferência Global de Segurança Viária. Inscrições se encerram nesta sexta, dia 13/11.
Para facilitar a construção de propostas das ONGs, elas participarão de um Fórum de Debates promovido pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Frente Parlamentar em Defesa pelo Trânsito Seguro na próxima terça, dia 17 de novembro. O Fórum terá trabalhos em três etapas, se estendendo das 8h30 às 16h30.
As ONGs terão acesso a cinco vídeos que contextualizarão a situação da segurança viária, nos cinco eixos indicados, pela ONU/OMS (Fiscalização, Infraestrutura, Segurança veicular, Saúde e Educação) como pilares de intervenções para a redução dos acidentes em todo o mundo. As discussões de cada eixo terão uma coordenação que norteará os debates.
Na sequência será apresentada a síntese dos debates realizados com os representantes do legislativo, executivo e iniciativa privada, propostas construídas na semana passada; e, a partir daí, sim, vão discutir “Como o Parlamento pode avançar na melhoria do trânsito brasileiro com o apoio das ONGs”. Os deputados deverão dar suas contribuições para a implementação efetiva das leis atuais de trânsito e também apontar novas propostas para ampliar a segurança, por meio de novos projetos de lei (PLs) e as ONGs serão estratégicas para apontar as demandas e anseios sociais em relação às propostas parlamentares.
Com essa dinâmica, espera-se mapear uma lista de contribuições que será apontada pelas ONGs de trânsito para que seja implementada em ações futuras de segurança viária, em todo o país, garantindo-se efetivamente a participação da sociedade nos rumos do cenário do trânsito.
Aproveitando essa oportunidade de reunir as ONGs, a ABROT e o ONSV vão promover, no mesmo espaço da Pré-Conferência, a palestra “Eficiência e Sustentabilidade em ONGs”, com o advogado Danilo Tiisel, graduado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo).
Outra importante oportunidade para que as ONGs de Trânsito tenham acesso a informações para facilitar a gestão das entidades nestes tempos de crise.
A Pré-Conferência, que recebe o Fórum das ONGs de Trânsito, será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil fica no SCES, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, na Asa Sul, em Brasília.
Vale esclarecer que a participação neste fórum não garante inscrição para a Conferência Global, realizada pela OMS e Ministério da Saúde, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro. O Fórum tem ainda apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Confira a programação:
ONGS precisam fazer inscrições até 13/11
Para participar do Fórum, as ONGs de trânsito precisam se inscrever até o dia 13 de novembro, próxima sexta, pelo endereço http://bit.ly/InscricoesObservatorio. A participação é gratuita.
Ação educativa integrada acontece em Guarulhos-SP
Dentro do Programa “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber, em parceria com órgãos gestores de trânsito de diversas cidades, chega nesta quarta-feira, 19 de março, a Guarulhos-SP, a maior cidade do Estado de São Paulo, depois da capital paulista.
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.