O Observatório Nacional de Segurança Viária passou a disponibilizar em seu site oficial a base de dados consolidados de óbitos no trânsito brasileiro, provenientes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde). A compilação foi realizada com o objetivo de oferecer um panorama mais completo e atualizado sobre os sinistros de trânsito no país.
Os dados foram compilados pelo membro do Conselho Deliberativo do ONSV, diretor do Departamento de Transportes, do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e do Curso de Especialização em Planejamento e Infraestrutura de Sistemas de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor Jorge Tiago Bastos. O especialista contou com o auxílio da estagiária de Análise de Dados do Observatório, Paloma Eleutério. O objetivo é que o portal do Observatório agregue uma base diversa de dados atualizados, relacionados ao trânsito brasileiro.
"A análise revelou um cenário preocupante para a mortalidade no trânsito no Brasil, considerando a tendência de crescimento do número de vítimas fatais observada desde 2020. Igualmente preocupante é o aumento do número de vítimas fatais entre ocupantes de motocicletas e ciclistas em comparação ao ano de 2022. Isso demonstra a importância de ações voltadas para os usuários mais vulneráveis das vias", comentou o Professor Jorge Tiago Bastos.
O Observatório Nacional de Segurança Viária já havia compilado os dados consolidados do DataSUS de 2022. A base foi disponibilizada no primeiro semestre de 2024.
Acesse os dados consolidados do DataSUS de 2023 clicando aqui
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.