O Observatório Nacional de Segurança Viária passou a disponibilizar em seu site oficial a base de dados consolidados de óbitos no trânsito brasileiro, provenientes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde). A compilação foi realizada com o objetivo de oferecer um panorama mais completo e atualizado sobre os sinistros de trânsito no país.
Os dados foram compilados pelo membro do Conselho Deliberativo do ONSV, diretor do Departamento de Transportes, do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e do Curso de Especialização em Planejamento e Infraestrutura de Sistemas de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor Jorge Tiago Bastos. O especialista contou com o auxílio da estagiária de Análise de Dados do Observatório, Paloma Eleutério. O objetivo é que o portal do Observatório agregue uma base diversa de dados atualizados, relacionados ao trânsito brasileiro.
"A análise revelou um cenário preocupante para a mortalidade no trânsito no Brasil, considerando a tendência de crescimento do número de vítimas fatais observada desde 2020. Igualmente preocupante é o aumento do número de vítimas fatais entre ocupantes de motocicletas e ciclistas em comparação ao ano de 2022. Isso demonstra a importância de ações voltadas para os usuários mais vulneráveis das vias", comentou o Professor Jorge Tiago Bastos.
O Observatório Nacional de Segurança Viária já havia compilado os dados consolidados do DataSUS de 2022. A base foi disponibilizada no primeiro semestre de 2024.
Acesse os dados consolidados do DataSUS de 2023 clicando aqui
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.