OBSERVATÓRIO divulga Relatório Anual de 2015

12 MAI 2016 - 13H04

Com o objetivo de divulgar um resumo das ações realizadas em 2015 pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), publicamos abaixo nosso relatório anual. A proposta com a divulgação é apresentar os principais trabalhos, as novas parcerias, as conquistas e prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, explica que, entre os principais objetivos dessa divulgação está o de conquistar mais adeptos à causa da segurança viária. E destaca que 2015 foi um ano muito especial para o OBSERVATÓRIO e para a segurança do trânsito no Brasil. “Foi o ano em que completamos 5 anos e que o Brasil sediou a 2 Conferência Sobre cia Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Foi um ano em que trabalhamos muito para sensibilizar a iniciativa privada sobre a violência no trânsito. Exemplo disso são as parcerias com a Seguradora Líder e DPVAT, Escola Nacional de Seguros, Federação Nacional das Seguradoras e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, para implantar projetos como a Agenda Positiva.", conta.

A versão eletrônica do Relatório 2015 está disponível para ser consultada e para download no site do OBSERVATÓRIO. Nesta edição, alguns dos principais temas são: Ações Socioeducativas; Investimentos em Inovação; Maio Amarelo e Atuação Política-jurídica.

Como ação socioeducativas, o documento ressalta a certificação de nossos Observadores e a elaboração do novo currículo para formação de condutores.

São destaques, também, os investimentos em inovação, com o lançamento do novo portal do OBSERVATÓRIO, do portal Iris, que reúne um conjunto de estatísticas de trânsito e é inspirado no Portal de Dados da União Europeia. E, ainda, o Portal SOMA (Sistema de Observação Monitoramento e Ação), que será importante ferramenta de apoio para a gestão do trânsito nos municípios. O Relatório traz, ainda, campanhas educativas com as quais o OBSERVATÓRIO trabalhou em conjunto com a sociedade em 2015.

No tema Atuação Política-Jurídica, o destaque fica por conta dos eventos que envolveram o conceito Urbanidade, sobre o qual, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, foram promovidos em Brasília, no mês de novembro de 2015, um fórum e um seminário que, juntamente com representantes de diversos órgãos, tratou da discussão de propostas para melhoria no trânsito.

O movimento “Maio Amarelo”, criado há 3 anos pelo OBSERVATÓRIO, e que se propõe a contribuir para a redução de acidentes e mortes nas vias e rodovias e que já conta com adesões em 25 países dos 5 continentes também foi destaque no Relatório. Não deixe de ler:

CCRSPVias_reforca_acoes_de_conscientizacao_durante_maio_amarelo

CCR SPVias reforça ações de conscientização sobre trânsito seguro neste Maio Amarelo

Como parte da programação da CCR Rodovias neste Maio Amarelo – mês dedicado à conscientização sobre a importância da redução dos sinistros de trânsito, a CCR SPVias, responsável pela administração das principais rodovias do Sudoeste Paulista, realizará ao longo deste mês, diversas ações com o objetivo de sensibilizar os públicos que utilizam as rodovias, como motoristas, motociclistas, pedestres, caminhoneiros, sobre a importância da adoção do comportamento seguro.

Observador_certificado_apresenta_maio_amarelo_na_rede_minas_tv

Observador Certificado apresenta o Maio Amarelo na Rede Minas TV

O programa Brasil das Gerais, da Rede Minas TV – rede de TV pública sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, apresentou aos seus telespectadores a campanha do Movimento Maio Amarelo, que desde 2014 busca conscientizar a população de mais de 30 países sobre as mortes no trânsito. O Observador Certificado Ronaro Ferreira representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na edição da quinta-feira (09), falando sobre o tema e os principais fatores para o aumento dos sinistros de trânsito.

Grande_Sao_Paulo_registra_serie_de_sinistros_de_transito_com_vitimas

Grande São Paulo registra série de sinistros de trânsito com vítimas fatais

A CBN São Paulo alertou na última segunda-feira (13), para a série de sinistros de trânsito com vítimas fatais registrados na Grande São Paulo, desde sexta-feira (10). Para explicar sobre como reduzir as mortes e conscientizar as pessoas, a reportagem consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges.

Por Portal ONSV, em Matérias