OBSERVATÓRIO divulga Relatório Anual de 2015
Com o objetivo de divulgar um resumo das ações realizadas em 2015 pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), publicamos abaixo nosso relatório anual. A proposta com a divulgação é apresentar os principais trabalhos, as novas parcerias, as conquistas e prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, explica que, entre os principais objetivos dessa divulgação está o de conquistar mais adeptos à causa da segurança viária. E destaca que 2015 foi um ano muito especial para o OBSERVATÓRIO e para a segurança do trânsito no Brasil. “Foi o ano em que completamos 5 anos e que o Brasil sediou a 2 Conferência Sobre cia Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
“Foi um ano em que trabalhamos muito para sensibilizar a iniciativa privada sobre a violência no trânsito. Exemplo disso são as parcerias com a Seguradora Líder e DPVAT, Escola Nacional de Seguros, Federação Nacional das Seguradoras e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, para implantar projetos como a Agenda Positiva.", conta.
A versão eletrônica do Relatório 2015 está disponível para ser consultada e para download no site do OBSERVATÓRIO. Nesta edição, alguns dos principais temas são: Ações Socioeducativas; Investimentos em Inovação; Maio Amarelo e Atuação Política-jurídica.
Como ação socioeducativas, o documento ressalta a certificação de nossos Observadores e a elaboração do novo currículo para formação de condutores.
São destaques, também, os investimentos em inovação, com o lançamento do novo portal do OBSERVATÓRIO, do portal Iris, que reúne um conjunto de estatísticas de trânsito e é inspirado no Portal de Dados da União Europeia. E, ainda, o Portal SOMA (Sistema de Observação Monitoramento e Ação), que será importante ferramenta de apoio para a gestão do trânsito nos municípios. O Relatório traz, ainda, campanhas educativas com as quais o OBSERVATÓRIO trabalhou em conjunto com a sociedade em 2015.
No tema Atuação Política-Jurídica, o destaque fica por conta dos eventos que envolveram o conceito Urbanidade, sobre o qual, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, foram promovidos em Brasília, no mês de novembro de 2015, um fórum e um seminário que, juntamente com representantes de diversos órgãos, tratou da discussão de propostas para melhoria no trânsito.
O movimento “Maio Amarelo”, criado há 3 anos pelo OBSERVATÓRIO, e que se propõe a contribuir para a redução de acidentes e mortes nas vias e rodovias e que já conta com adesões em 25 países dos 5 continentes também foi destaque no Relatório. Não deixe de ler:

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.