Matérias

OBSERVATÓRIO e CETRAN-GO firmam acordo de cooperação técnica

Escrito por Portal ONSV

13 JUL 2016 - 15H41

Formalização garante acesso ao Programa de Gestão do Trânsito Municipal (PGTM) desenvolvido pelo ONSV

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) firmou acordo de cooperação técnica com o CETRAN - Conselho Estadual de Trânsito de Goiás, pelo qual disponibiliza seu Programa de Gestão do Trânsito Municipal (PGTM) para ser utilizado em todas as cidades daquele estado, contribuindo, desse modo, para viabilizar o incentivo à municipalização do trânsito nos municípios goianos.

O Programa garante às cidades duas importantes ferramentas para ações e planejamento da gestão do trânsito com o objetivo de evitar acidentes e salvar vidas no trânsito: SOMA e íris. As duas ferramentas foram desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO e permitem o monitoramento das ocorrências a partir do diagnóstico e análise dos dados. Assim, as cidades podem atuar com mais efetividade na segurança viária.

O S.O.M.A é um programa de gestão de dados que reúne informações de órgãos privados, como, por exemplo, o DPVAT. Já o íris é um portal com estatísticas de órgãos públicos, como o IBGE e DataSUS, que tem como objetivo socializar as informações para todas a população.

Além deles, o PGTM disponibiliza material para ações educativas, como spots de rádio, tevê, vídeos do Observar (parceria entre o ONSV e a Seguradora Líder-DPVAT), material educativo impresso, que podem ser utilizados sem qualquer custo de criação pelos municípios. No material impresso, inclusive, o município pode imprimir seu brasão ou marca da Administração.

A importância do acordo, na avaliação de Horácio Mello e Cunha Santos, se dão pelo fato de contribuir para a celeridade da municipalização do trânsito na circunscrição que compete ao Cetran. Ele avalia a cooperação técnica com o OBSERVATÓRIO como inegável conquista para a eficiência, segurança e tecnicidade de cada município, que passará a ter acesso à ferramentas já construídas e a conteúdos didáticos desenvolvidos por profissionais especializados em segurança viária e veicular.

Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, considera a formalização do acordo como importante passo para que o CETRAN possa ajudar os municípios no gerenciamento do trânsito em todas as áreas que o compreendem o trânsito seguro, qual sejam, educação, engenharia e fiscalização.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.