Matérias

OBSERVATÓRIO e DENATRAN assinam acordo de cooperação técnica

Escrito por Portal ONSV

19 ABR 2017 - 09H11

Parceria define a produção e fornecimento ao DENATRAN, pelo OBSERVATÓRIO, de conteúdos técnicos destinados às ações de Educação para o Trânsito

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, assinaram nesta terça-feira, 18 de abril, acordo de cooperação técnica na área de Educação para o Trânsito, visando contribuir para a redução de acidentes viários no Brasil. O documento será publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 19.

Pelos termos do acordo, o OBSERVATÓRIO se encarregará da produção e  fornecimento, ao DENATRAN, de conteúdos técnicos destinados às ações de Educação para o Trânsito, com o tema “Minha escolha faz a diferença”. A cessão estabelece o direito de uso, de forma não exclusiva, para livre e gratuita distribuição e utilização, em formato eletrônico ou físico pelo DENATRAN, incluindo o encaminhamento do material para os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito - SNT.

Os conteúdos serão desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO ao longo de todo o ano, variando de acordo com o tema definido pela Resolução 654/17, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, para cada um dos meses.

Fica sob a responsabilidade da entidade, ainda, de forma contínua e com fundamento técnico, campanhas e ações educativas de Educação para o Trânsito, com produção de conteúdos para a sociedade e, além disso, fornecer os materiais técnicos para subsidiar as políticas públicas de Educação para o Trânsito do DENATRAN. O OBSERVATÓRIO se obriga, ainda, a estabelecer, em conjunto com o DENATRAN, indicadores de resultados para as ações desenvolvidas e cronograma das ações previstas no plano de trabalho.

Para Elmer Coelho Vicenzi , diretor do DENATRAN, a  importância dessa assinatura é estabelecer uma agenda positiva e uma sinergia em diversas ações para a segurança no trânsito. “Já temos uma perspectiva com um plano de trabalho superpositivo para alcançar resultados de uma forma rápida e com um conteúdo muito apropriado para a sociedade”, afirmou Vicenzi.

Na avaliação de José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a parceria configura uma ótima oportunidade no sentido de mostrar os trabalhos e as políticas públicas desenvolvidas na área de educação no trânsito. “O Observatório já participou de várias ações em prol da redução de acidentes de trânsito e nessa nova gestão do DENATRAN identificamos uma grande oportunidade de ser ouvido. Temos dezenas de projetos que queremos aportar conhecimentos e trazer ao órgão para que o trânsito mate menos”, disse.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto