O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN firmam acordo de cooperação técnica na área de Educação para o Trânsito, visando contribuir para a redução de acidentes viários no Brasil. O documento que formaliza a parceria será assinado em Brasília nesta terça-feira, 18 de abril, pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, e pelo diretor do DENATRAN, Elmer Coelho Vicenzi.
Pelo acordo, caberá ao OBSERVATÓRIO a produção e o fornecimento de conteúdos técnicos destinados às ações de Educação para o Trânsito, com o tema “Minha escolha faz a diferença”, cedendo o direito de uso, de forma não exclusiva, para livre e gratuita distribuição e utilização, em formato eletrônico ou físico pelo DENATRAN, incluindo o encaminhamento do material para os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito - SNT.
Os conteúdos serão desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO ao longo de todo o ano, variando de acordo com o tema definido pela Resolução 654/17, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, para cada um dos meses.
Fica sob a responsabilidade da entidade, ainda, realizar, de forma contínua e com fundamento técnico, campanhas e ações educativas de Educação para o Trânsito, com produção de conteúdos para a sociedade e, além disso, fornecer os materiais técnicos para subsidiar as políticas públicas de Educação para o Trânsito do DENATRAN. O OBSERVATÓRIO se obriga, ainda, a estabelecer, em conjunto com o DENATRAN, indicadores de resultados para as ações desenvolvidas e cronograma das ações previstas no plano de trabalho.
Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, Ramalho classifica como significativamente importante a parceria. “Para nós é um orgulho sermos parceiros do DENATRAN na causa da Educação para o Trânsito. O OBSERVATÓRIO vem atuando fortemente neste segmento, inclusive, com a proposta de mudança de currículo para formação de condutores no Brasil, que está sendo avaliada pela Comissão Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, do CONTRAN”, explica.
E acrescenta: “temos também um projeto para alunos do 1º ao 9º ano das escolas de ensino fundamental, já encaminhado para o CONTRAN”, lembrando, ainda, da expertise do OBSERVATÓRIO em relação ao tema, inclusive com a elaboração de campanhas e mobilização visando a segurança viária como, por exemplo, o Movimento Maio Amarelo.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.