O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) realizaram uma reunião na última sexta-feira (28), para ampliar a parceria por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades. Durante a reunião também foram alinhadas algumas das ações previstas para realização em conjunto.
Para representar o Detran-PR estavam presentes na reunião, o diretor-presidente Adriano Furtado e o coordenador de Gestão de Serviço, Marcel Cabral Costa. Representando o OBSERVATÓRIO, o CEO Paulo Guimarães e os membros do Conselho Deliberativo Mauro Gil e o Prof. Jorge Tiago Bastos, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná.
Durante a reunião, foram abordados os projetos desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO relacionados à Educação para o Trânsito, à Mobilidade e Segurança Viária e o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).
Dentre as principais ações previstas com esse Acordo de Cooperação Técnica, estão: a articulação de esforços nas campanhas em prol da segurança no trânsito; iniciativas de Educação para o Trânsito; disponibilidade de dados relacionados à segurança viária e o apoio do OBSERVATÓRIO para a elaboração de estudos com base nos mesmos; esforços conjuntos para a integração dos municípios paranaenses ao Sistema Nacional de Trânsito; e a capacitação de técnicos e gestores municipais dentro da temática de segurança viária e mobilidade segura.
1/4
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO DE NOVA FRIBURGO/RJ É TEMA DE DEBATE COM PARTICIPAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
O Programa Cidade Real, da TV Zoom - Empresa jornalística localizada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro -, entrevistou na última segunda-feira (20), a public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, para falar sobre o atual cenário de extrema violência no trânsito que o município enfrenta.
SEMÁFOROS COM DEFEITOS TRAZEM RISCOS A MOTORISTAS E PEDESTRES EM BRASÍLIA/DF
A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto falou sobre os riscos que semáforos com defeitos trazem para motoristas e pedestres à reportagem do DF TV 2ª Edição, da TV Globo Brasília, no Distrito Federal, de ontem (09).
CRESCE O NÚMERO DE CICLISTAS MORTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Boleto