Observatório e Ministério da Saúde discutem contribuições para 2ª Conferência Global
Ramalho teve audiência com o ministro Chioro nesta quarta, dia 9
Com objetivo de discutir ações e contribuições do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) para a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, o diretor-presidente da entidade, José Aurelio Ramalho, se reuniu nesta quarta, dia 9, em Brasília, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A Conferência será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, sob coordenação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde.
A agenda com o Ministério foi solicitada pela deputada Christiane Yared, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que também participou da audiência.
Durante a audiência, Ramalho apresentou o leque de atuação do OBSERVATÓRIO e toda a expertise da entidade nas questões de segurança viária e veicular, com destaque para ferramentas como o Iris, o Portal de Estatísticas – ferramenta que centraliza dados abertos sobre segurança viária de diversas fontes como o DataSUS, Denatran e IBGE.
Mostrou, ainda, a experiência do OBSERVATÓRIO com estudos e pesquisas nesta área, além de fazer um resumo do Movimento Maio Amarelo, mobilização que contou com a participação de mais de 21 países em 2015, em prol de um trânsito mais seguro em todos os continentes.
Ramalho e a vice-presidente da Frente Parlamentar, colocaram à disposição do Ministério da Saúde os estudos, pesquisas e conteúdos, sobre o cenário da segurança viária no Brasil.
“A proposta é também desenvolvermos ações conjuntas para melhoria e mudanças para que o Brasil caminhe para alcançar a meta de redução de acidentes e mortes no trânsito, preconizada pela Década de Segurança Viária”, finaliza Ramalho.
No encontro, Ramalho presenteou o ministro Chioro com uma camiseta do Movimento Maio Amarelo.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.