Ramalho teve audiência com o ministro Chioro nesta quarta, dia 9
Com objetivo de discutir ações e contribuições do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) para a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, o diretor-presidente da entidade, José Aurelio Ramalho, se reuniu nesta quarta, dia 9, em Brasília, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A Conferência será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, sob coordenação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde.
A agenda com o Ministério foi solicitada pela deputada Christiane Yared, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que também participou da audiência.
Durante a audiência, Ramalho apresentou o leque de atuação do OBSERVATÓRIO e toda a expertise da entidade nas questões de segurança viária e veicular, com destaque para ferramentas como o Iris, o Portal de Estatísticas – ferramenta que centraliza dados abertos sobre segurança viária de diversas fontes como o DataSUS, Denatran e IBGE.
Mostrou, ainda, a experiência do OBSERVATÓRIO com estudos e pesquisas nesta área, além de fazer um resumo do Movimento Maio Amarelo, mobilização que contou com a participação de mais de 21 países em 2015, em prol de um trânsito mais seguro em todos os continentes.
Ramalho e a vice-presidente da Frente Parlamentar, colocaram à disposição do Ministério da Saúde os estudos, pesquisas e conteúdos, sobre o cenário da segurança viária no Brasil.
“A proposta é também desenvolvermos ações conjuntas para melhoria e mudanças para que o Brasil caminhe para alcançar a meta de redução de acidentes e mortes no trânsito, preconizada pela Década de Segurança Viária”, finaliza Ramalho.
No encontro, Ramalho presenteou o ministro Chioro com uma camiseta do Movimento Maio Amarelo.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.