Matérias

OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP

“As dinâmicas desenvolvidas pelos participantes ao longo dos três dias de curso, puderam demonstrar a apreensão do conteúdo, sempre aplicado à realidade local do município”

Escrito por Portal ONSV

07 DEZ 2023 - 09H25

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.

“O curso ministrado contou com integrantes de diversos setores e secretarias do município, todos eles com trabalhos que influenciam de alguma forma no planejamento e operação da mobilidade urbana no município. A aplicação da capacitação era uma ação prevista no Plano de Mobilidade, o que também mostra a importância do conteúdo apresentado”, explicou Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO.

O curso apresentado pelo OBSERVATÓRIO e a UFPR, representados na ocasião pelo head de Mobilidade Urbana Pedro Borges, e o professor Jorge Tiago Bastos, integrante do Departamento de Transportes da UFPR, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO, foi ministrado pelo professor Jorge Tiago Bastos.

E contou com a participação de 25 participantes, integrantes das Secretarias Municipais: da Infraestrutura; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Obras Públicas; além de membros da RPMobi (Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto), que puderam aprofundar os seus conhecimentos em diversos temas relacionados à segurança viária, mobilidade urbana e redução de lesões e mortes no trânsito.

Conforme avaliou Hellem Miranda, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, “O curso ministrado englobou desde os conteúdos mais abrangentes a respeito de segurança viária, quanto soluções detalhadas para o desenvolvimento de projetos de moderação de tráfego. Todos os temas foram apresentados de forma clara, objetiva, científica e também prática, permitindo aos participantes a identificação de sua real aplicação em suas atividades diárias como agentes públicos.”

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto também destacou a qualidade de abordagem dos temas desenvolvimentos durante o curso, além da parceria realizada com o OBSERVATÓRIO nessa primeira turma do curso Visão Zero. “As dinâmicas desenvolvidas pelos participantes ao longo dos três dias de curso, puderam demonstrar a apreensão do conteúdo, sempre aplicado à realidade local do município. A parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária foi fundamental para o sucesso dessa ação de capacitação e esperamos que novas ações como essa venham a se repetir em breve no município”, finalizou.

Assuntos abordados no curso: I. Fundamentos de Segurança Viária; II. Introdução ao Visão Zero; III. Fatores de risco para a ocorrência e severidade dos sinistros de trânsito; IV. Tipos de sinistros e sua relação com a infraestrutura viária; V. Gestão da velocidade no ambiente urbano; VI. Noções sobre “Ruas Completas” e o uso de dispositivos de moderação de tráfego; VII. Identificação de locais críticos e efetividade de contramedidas.


Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigo_OC_Mercia_Gomes_analise_de_acidentes_com_inteligencia_artificial
Artigos

Análise de Acidentes com Inteligência Artificial: Aprimorando a Segurança da Frota

A inteligência artificial vem transformando muitos setores, e não poderia ser diferente na gestão de frotas. Pesquisas indicam que a IA pode gerar um crescimento econômico de até R$ US$ 13 trilhões até 2023 (fonte: Conversion)

Recife_pe_sem_radares
Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.