Matérias

OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP

“As dinâmicas desenvolvidas pelos participantes ao longo dos três dias de curso, puderam demonstrar a apreensão do conteúdo, sempre aplicado à realidade local do município”

Escrito por Portal ONSV

07 DEZ 2023 - 09H25

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.

“O curso ministrado contou com integrantes de diversos setores e secretarias do município, todos eles com trabalhos que influenciam de alguma forma no planejamento e operação da mobilidade urbana no município. A aplicação da capacitação era uma ação prevista no Plano de Mobilidade, o que também mostra a importância do conteúdo apresentado”, explicou Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO.

O curso apresentado pelo OBSERVATÓRIO e a UFPR, representados na ocasião pelo head de Mobilidade Urbana Pedro Borges, e o professor Jorge Tiago Bastos, integrante do Departamento de Transportes da UFPR, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR e membro do conselho deliberativo do OBSERVATÓRIO, foi ministrado pelo professor Jorge Tiago Bastos.

E contou com a participação de 25 participantes, integrantes das Secretarias Municipais: da Infraestrutura; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Obras Públicas; além de membros da RPMobi (Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto), que puderam aprofundar os seus conhecimentos em diversos temas relacionados à segurança viária, mobilidade urbana e redução de lesões e mortes no trânsito.

Conforme avaliou Hellem Miranda, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, “O curso ministrado englobou desde os conteúdos mais abrangentes a respeito de segurança viária, quanto soluções detalhadas para o desenvolvimento de projetos de moderação de tráfego. Todos os temas foram apresentados de forma clara, objetiva, científica e também prática, permitindo aos participantes a identificação de sua real aplicação em suas atividades diárias como agentes públicos.”

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto também destacou a qualidade de abordagem dos temas desenvolvimentos durante o curso, além da parceria realizada com o OBSERVATÓRIO nessa primeira turma do curso Visão Zero. “As dinâmicas desenvolvidas pelos participantes ao longo dos três dias de curso, puderam demonstrar a apreensão do conteúdo, sempre aplicado à realidade local do município. A parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária foi fundamental para o sucesso dessa ação de capacitação e esperamos que novas ações como essa venham a se repetir em breve no município”, finalizou.

Assuntos abordados no curso: I. Fundamentos de Segurança Viária; II. Introdução ao Visão Zero; III. Fatores de risco para a ocorrência e severidade dos sinistros de trânsito; IV. Tipos de sinistros e sua relação com a infraestrutura viária; V. Gestão da velocidade no ambiente urbano; VI. Noções sobre “Ruas Completas” e o uso de dispositivos de moderação de tráfego; VII. Identificação de locais críticos e efetividade de contramedidas.


Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.