Matérias

OBSERVATÓRIO envia à ONU relatório de ações do Maio Amarelo 2016

Escrito por Portal ONSV

28 JUL 2016 - 13H49

Em carta encaminhada à Organização, ONSV reafirma sua disposição de atuar no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incorporados pela ONU

Integrante como organização consultora especial do ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas), o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), enviou nesta quarta-feira, 27 de julho, carta à instituição, na qual encaminha, em versão traduzida para o inglês, seu book da 3ª Edição do Movimento Maio Amarelo, que busca a redução de mortes e feridos graves em acidentes de trânsito nas vias e rodovias do Brasil e do mundo.

Na correspondência o ONSV reafirma, ainda, sua disposição e formas com as quais pretende atuar para cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incorporados pela ONU sobre o tema.

Veja abaixo a íntegra da carta:

Indaiatuba,27 de julho de 2016

De:

JOSÉ AURÉLIO RAMALHO

Em nome de OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA.

Rua Nove de Julho, 1953 – Vila Georgina – Indaiatuba – SP – Brasil – CEP: 13333-070

Para:

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DO CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL DA ONU.

Prezado Sr. Alberto Padova

O OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA E VEICULAR, organização para fins não econômicos, qualificada como organização da sociedade civil de interesse público, vem à presença dessa prestigiada Comissão, informar o quanto segue.

Primeiramente, o OBSERVATÓRIO informa que com grande honra e muita felicidade recebeu a decisão do Conselho Econômico e Socialem conceder ao OBSERVATÓRIO o status consultivo especial, dentre as organizações para fins não econômicos.

O OBSERVATÓRIO atua de forma incansável em território brasileiro na árdua tarefa de conscientizar os cidadãos brasileiros e as autoridades públicas de que o trânsito merece maior atenção e mais eficientes políticas públicas para que a redução do número de acidentes atinja a meta determinada pela ONU para a Década de Redução de Acidentes 2011-2020. O Brasil matou mais de 43.000 pessoas e feriu gravemente mais de 500.000 no trânsito em 2015.

Não por acaso, o OBSERVATÓRIO foi criado imediatamente após o lançamento da Década de Ações para Redução de Acidentes 2011-2020, estando seus projetos alicerçados nos pilares definidos pela ONU, bem como em suas recomendações.

As mortes no trânsito é tema de tanta relevância que, além da Década de Ações para Redução de Acidentes, a ONU o incorporou nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da seguinte forma:

  1. Explícita e diretamente, conforme objetivos 3.6 e 11.2;
  2. Implícita e Indiretamente, nos objetivos 9.5, 16.1 e 17.1, já que ao buscar melhorias nos métodos produtivos, em pesquisa e desenvolvimento (9.5), reduzir todas as formas de violência e aas taxas de mortalidades relacionadas (16.1), e incentivar as parcerias públicas, publica-privada, privadas e com a sociedade civil eficaz, através da mobilização de recursos, a ONU busca o compromisso do Estado em voltar-se para ações que transformem o trânsito em condições mais seguras para atingir esses objetivos.

O OBSERVATÓRIO, então, aproveita essa oportunidade para, não só festejar a sua admissão no Conselho Econômico e Social, mas, igualmente, para apresentar o seu trabalho junto a sociedade brasileira absolutamente afinado e compatível com as lições e recomendações da ONU, seja na Década de Ações para Redução de Acidentes, seja na Agenda 2030, que trata dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O OBSERVATÓRIO compartilha, sem ressalvas, das mais importantes recomendações da ONU, como uma maior integração entre a sociedade civil e as entidades públicas, a adoção de políticas de reinserção das vítimas de trânsito, o trabalho constante de convencimento das autoridades públicas na definição de legislações que tratem dos maiores fatores de riscos de acidentes (falta de uso de cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, falta de uso de capacetes, direção sob a influência de álcool e outras drogas, velocidade inapropriada e excessiva nas vias e uso de celular durante a condução de veículos)[1].

Desta forma, o OBSERVATÓRIO atua no Brasil com projetos como, exemplificativamente:

  1. RECOMEÇO: Projeto de reinserção no convívio social e mercado de trabalho de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Através dessa ação, uma nova oportunidade é disponibilizada para as pessoas para que elas venham a ganhar qualidade de vida;
  2. URBANIDADE: Iniciativa do OBSERVATÓRIO que visa através de ações concentradas apontar caminhos que levem a redução da violência no trânsito de nosso país, dividida em cinco eixos, os quais abrangem os pilares da Década de Ações para a Segurança Viária;
  3. PROGRAMA DE GESTÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO (PGTM): Ferramenta de gestão disponibilizada ao Município para divulgação de campanhas educativas através de rádio, TV e mídia impressa, além de oferecer um sistema de registro de boletins de ocorrências para identificação dos fatores de risco existentes, o qual permite a correta destinação dos esforços para evitar ou minimizar o número de acidentes de trânsito;

O projeto de maior impacto do OBSERVATÓRIO foi o desenvolvimento do MOVIMENTO MAIO AMARELO, iniciado em 2014, movimento este que alcançou proporções inimagináveis há 2 anos atrás. Em sua 3ª edição (2016), já é possível afirmar que o MOVIMENTO MAIO AMARELO é um movimento da sociedade mundial, pois o mesmo está presente em vários países.

O MOVIMENTO MAIO AMARELO foi idealizado pelo OBSERVATÓRIO em atendimento à própria mensagem do Secretário-Geral da ONU – Ban Ki-moon, no lançamento da Década, quando este pediu aos Estados-Membros, às agências internacionais, às organizações da sociedade civil, empresários e líderes comunitários que assegurem que a Década possa gerar melhorias reais. “Juntos, poderemos salvar milhares de vidas”, completou[2].

O MOVIMENTO MAIO AMARELO, então, é idealizado como forma de possibilitar melhorias reais no trânsito brasileiro, frente ao número assustador de acidentes, mortos e feridos que são contabilizados diariamente, como se o trânsito aqui tivesse status de uma guerra civil não declarada.

No Brasil, tamanha é a violência no trânsito que ainda morrem 40 mil pessoas por ano e mais de 500 mil são feridas e sofrem algum tipo de dano físico. Assim, aproveitando o MÊS de defesa das vítimas de trânsito- MAIO, aliado à cor AMARELA, que significa atenção, o MOVIMENTO MAIO AMARELO foi concebido no mesmo ideal de outros movimentos já reconhecidos mundialmente, como o Outubro Rosa (atenção ao câncer de mama), o Novembro Azul (atenção ao câncer de próstata), o Junho Vermelho (incentivo a doação de sangue) e tantos outros.

O símbolo de tal MOVIMENTO não poderia ser outro: o laço. Esse símbolo tem o poder de transmitir à sociedade a luta por uma causa onde a prevenção é fator relevante para redução de perdas humanas. Exatamente a expectativa do MOVIMENTO MAIO AMARELO e do OBSERVATÓRIO quando o idealizou. A prevenção no trânsito significa agir com conduta mais prudente, segura e harmoniosa. Significa assumir um sentimento de coletividade, de respeito aos diversos modais utilizados pelos seres humanos para locomover-se. Assim como significa conscientizar-se de que não estamos sozinhos e que uma atitude individualista e egoísta pode machucar, ferir e mutilar uma família inteira. A prevenção, portanto, é o maior objetivo do MOVIMENTO MAIO AMARELO.

Por isso, o OBSERVATÓRIO, com muito orgulho, apresenta à ONU, por meio do Conselho Econômico e Social, organização historicamente responsável pela luta e garantia de direitos essenciais para o desenvolvimento e prosperidade da população humana, o que o MOVIMENTO MAIO AMARELO fez, tem feito e pode fazer para reforçar, basilar e disseminar o inquestionável trabalho da ONU em relação a todos os direitos fundamentais e o combate à violência no trânsito.

Anexo a este ofício, o OBSERVATÓRIO ainda apresenta o BOOK da 3ª Edição do MOVIMENTO MAIO AMARELO, em versão traduzida para o inglês. Este BOOK compila todas as ações vistas e executadas no Brasil e diversos outros países, durante o mês de MAIO, para chamar a atenção da sociedade e das autoridades públicas locais que o trânsito não pode ser tratado como assunto secundário nas garantias dos cidadãos e desenvolvimento de um país. O OBSERVATÓRIO acredita e defende que o trânsito, por atingir tantos outros direitos, deve ser tratado como assunto primário, primordial.

Com esses materiais, o OBSERVATÓRIO espera poder traduzir a ONU, por meio do Conselho Econômico e Social, tudo que essa organização e a sociedade brasileira estão fazendo para que a meta determinada na Década de Redução de Acidentes possa ser alcançada. Ainda há tempo, muito trabalho a ser feito, e o comprometimento do OBSERVATÓRIO às suas finalidades institucionais é inabalável.

Todo o material ora entregue demonstra o trabalho do OBSERVATÓRIO, seja em ações pontuais, seja idealizando e coordenando o MOVIMENTO MAIO AMARELO, seja promovendo suas ações de Advocacy, de Educação, Estudos e Pesquisas, bem como Dados e Informações, razão pela qual, mais do que dar conhecimento à ONU e ao Conselho Econômico e Social, o OBSERVATÓRIO quer ter a oportunidade de demonstrar que pode contribuir mais ativamente junto a essa respeitável organização no que se refere a garantir condições mais seguras no trânsito.

Por fim, o OBSERVATÓRIO, data maxima vênia, aproveita a sua admissão no Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), para agradecer a credibilidade conferida, apresentar um pouco mais do trabalho do OBSERVATÓRIO, por meio dos materiais anexos, e solicitar a intervenção dessa comissão para viabilizar ao OBSERVATÓRIO:

  1. A sua participação no próximo evento da UN Road Safety Collaboration (UNRSC), que é um grupo de colaboração informal com finalidade de discutir a Década de Redução de Acidentes, para que o OBSERVATÓRIO possa apresentar a todos os seus membros e participantes o MOVIMENTO MAIO AMARELO;
  2. O apoio formal da ONU ao MOVIMENTO MAIO AMARELO, como MOVIMENTO oficial da luta pela redução dos acidentes de trânsito no mundo;
  3. Uma audiência junto aos conselhos da ONU responsáveis pela implementação e acompanhamento da evolução da Década de Redução de Acidentes (WHO – World Health Organization), bem como com os membros da UN Road Safety Collaboration para que o OBSERVATÓRIO:

    1. Possa apresentar seus projetos, programas, ações, estudos sobre o trânsito no Brasil, o próprio MOVIMENTO MAIO AMARELO e outros documentos da realidade brasileira, seus obstáculos e ações;
    2. Possa pleitear a sua participação como membro da UN Road Safety Collaboration, na categoria de organização para fins não econômicos, permitindo ao Brasil que tenha um representante em tão importante fórum consultivo e de discussões.

O OBSERVATÓRIO coloca-se a inteira disposição desse Conselho, para que o pleito aqui apresentado possa seguir sua tramitação e culmine com a possibilidade de contribuição mais efetiva do OBSERVATÓRIO nas ações para atingimento da meta da Década de Redução de Acidentes.

Cordialmente,

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA

[1] Conforme Resolução adotada pela Assembleia Geral em 19 de abril de 2012.

[2] Disponível no site: https://nacoesunidas.org/decada-de-acao-pela-seguranca-no-transito-2011-2020-e-lancada-oficialmente-hoje-11-em-todo-o-mundo/

Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.