Integrante como organização consultora especial do ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas), o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), enviou nesta quarta-feira, 27 de julho, carta à instituição, na qual encaminha, em versão traduzida para o inglês, seu book da 3ª Edição do Movimento Maio Amarelo, que busca a redução de mortes e feridos graves em acidentes de trânsito nas vias e rodovias do Brasil e do mundo.
Na correspondência o ONSV reafirma, ainda, sua disposição e formas com as quais pretende atuar para cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incorporados pela ONU sobre o tema.
Indaiatuba,27 de julho de 2016
De:
JOSÉ AURÉLIO RAMALHO
Em nome de OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA.
Rua Nove de Julho, 1953 – Vila Georgina – Indaiatuba – SP – Brasil – CEP: 13333-070
Para:
COMISSÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DO CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL DA ONU.
Prezado Sr. Alberto Padova
O OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA E VEICULAR, organização para fins não econômicos, qualificada como organização da sociedade civil de interesse público, vem à presença dessa prestigiada Comissão, informar o quanto segue.
Primeiramente, o OBSERVATÓRIO informa que com grande honra e muita felicidade recebeu a decisão do Conselho Econômico e Socialem conceder ao OBSERVATÓRIO o status consultivo especial, dentre as organizações para fins não econômicos.
O OBSERVATÓRIO atua de forma incansável em território brasileiro na árdua tarefa de conscientizar os cidadãos brasileiros e as autoridades públicas de que o trânsito merece maior atenção e mais eficientes políticas públicas para que a redução do número de acidentes atinja a meta determinada pela ONU para a Década de Redução de Acidentes 2011-2020. O Brasil matou mais de 43.000 pessoas e feriu gravemente mais de 500.000 no trânsito em 2015.
Não por acaso, o OBSERVATÓRIO foi criado imediatamente após o lançamento da Década de Ações para Redução de Acidentes 2011-2020, estando seus projetos alicerçados nos pilares definidos pela ONU, bem como em suas recomendações.
As mortes no trânsito é tema de tanta relevância que, além da Década de Ações para Redução de Acidentes, a ONU o incorporou nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da seguinte forma:
O OBSERVATÓRIO, então, aproveita essa oportunidade para, não só festejar a sua admissão no Conselho Econômico e Social, mas, igualmente, para apresentar o seu trabalho junto a sociedade brasileira absolutamente afinado e compatível com as lições e recomendações da ONU, seja na Década de Ações para Redução de Acidentes, seja na Agenda 2030, que trata dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O OBSERVATÓRIO compartilha, sem ressalvas, das mais importantes recomendações da ONU, como uma maior integração entre a sociedade civil e as entidades públicas, a adoção de políticas de reinserção das vítimas de trânsito, o trabalho constante de convencimento das autoridades públicas na definição de legislações que tratem dos maiores fatores de riscos de acidentes (falta de uso de cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, falta de uso de capacetes, direção sob a influência de álcool e outras drogas, velocidade inapropriada e excessiva nas vias e uso de celular durante a condução de veículos)[1].
Desta forma, o OBSERVATÓRIO atua no Brasil com projetos como, exemplificativamente:
O projeto de maior impacto do OBSERVATÓRIO foi o desenvolvimento do MOVIMENTO MAIO AMARELO, iniciado em 2014, movimento este que alcançou proporções inimagináveis há 2 anos atrás. Em sua 3ª edição (2016), já é possível afirmar que o MOVIMENTO MAIO AMARELO é um movimento da sociedade mundial, pois o mesmo está presente em vários países.
O MOVIMENTO MAIO AMARELO foi idealizado pelo OBSERVATÓRIO em atendimento à própria mensagem do Secretário-Geral da ONU – Ban Ki-moon, no lançamento da Década, quando este pediu aos Estados-Membros, às agências internacionais, às organizações da sociedade civil, empresários e líderes comunitários que assegurem que a Década possa gerar melhorias reais. “Juntos, poderemos salvar milhares de vidas”, completou[2].
O MOVIMENTO MAIO AMARELO, então, é idealizado como forma de possibilitar melhorias reais no trânsito brasileiro, frente ao número assustador de acidentes, mortos e feridos que são contabilizados diariamente, como se o trânsito aqui tivesse status de uma guerra civil não declarada.
No Brasil, tamanha é a violência no trânsito que ainda morrem 40 mil pessoas por ano e mais de 500 mil são feridas e sofrem algum tipo de dano físico. Assim, aproveitando o MÊS de defesa das vítimas de trânsito- MAIO, aliado à cor AMARELA, que significa atenção, o MOVIMENTO MAIO AMARELO foi concebido no mesmo ideal de outros movimentos já reconhecidos mundialmente, como o Outubro Rosa (atenção ao câncer de mama), o Novembro Azul (atenção ao câncer de próstata), o Junho Vermelho (incentivo a doação de sangue) e tantos outros.
O símbolo de tal MOVIMENTO não poderia ser outro: o laço. Esse símbolo tem o poder de transmitir à sociedade a luta por uma causa onde a prevenção é fator relevante para redução de perdas humanas. Exatamente a expectativa do MOVIMENTO MAIO AMARELO e do OBSERVATÓRIO quando o idealizou. A prevenção no trânsito significa agir com conduta mais prudente, segura e harmoniosa. Significa assumir um sentimento de coletividade, de respeito aos diversos modais utilizados pelos seres humanos para locomover-se. Assim como significa conscientizar-se de que não estamos sozinhos e que uma atitude individualista e egoísta pode machucar, ferir e mutilar uma família inteira. A prevenção, portanto, é o maior objetivo do MOVIMENTO MAIO AMARELO.
Por isso, o OBSERVATÓRIO, com muito orgulho, apresenta à ONU, por meio do Conselho Econômico e Social, organização historicamente responsável pela luta e garantia de direitos essenciais para o desenvolvimento e prosperidade da população humana, o que o MOVIMENTO MAIO AMARELO fez, tem feito e pode fazer para reforçar, basilar e disseminar o inquestionável trabalho da ONU em relação a todos os direitos fundamentais e o combate à violência no trânsito.
Anexo a este ofício, o OBSERVATÓRIO ainda apresenta o BOOK da 3ª Edição do MOVIMENTO MAIO AMARELO, em versão traduzida para o inglês. Este BOOK compila todas as ações vistas e executadas no Brasil e diversos outros países, durante o mês de MAIO, para chamar a atenção da sociedade e das autoridades públicas locais que o trânsito não pode ser tratado como assunto secundário nas garantias dos cidadãos e desenvolvimento de um país. O OBSERVATÓRIO acredita e defende que o trânsito, por atingir tantos outros direitos, deve ser tratado como assunto primário, primordial.
Com esses materiais, o OBSERVATÓRIO espera poder traduzir a ONU, por meio do Conselho Econômico e Social, tudo que essa organização e a sociedade brasileira estão fazendo para que a meta determinada na Década de Redução de Acidentes possa ser alcançada. Ainda há tempo, muito trabalho a ser feito, e o comprometimento do OBSERVATÓRIO às suas finalidades institucionais é inabalável.
Todo o material ora entregue demonstra o trabalho do OBSERVATÓRIO, seja em ações pontuais, seja idealizando e coordenando o MOVIMENTO MAIO AMARELO, seja promovendo suas ações de Advocacy, de Educação, Estudos e Pesquisas, bem como Dados e Informações, razão pela qual, mais do que dar conhecimento à ONU e ao Conselho Econômico e Social, o OBSERVATÓRIO quer ter a oportunidade de demonstrar que pode contribuir mais ativamente junto a essa respeitável organização no que se refere a garantir condições mais seguras no trânsito.
Por fim, o OBSERVATÓRIO, data maxima vênia, aproveita a sua admissão no Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), para agradecer a credibilidade conferida, apresentar um pouco mais do trabalho do OBSERVATÓRIO, por meio dos materiais anexos, e solicitar a intervenção dessa comissão para viabilizar ao OBSERVATÓRIO:
O OBSERVATÓRIO coloca-se a inteira disposição desse Conselho, para que o pleito aqui apresentado possa seguir sua tramitação e culmine com a possibilidade de contribuição mais efetiva do OBSERVATÓRIO nas ações para atingimento da meta da Década de Redução de Acidentes.
Cordialmente,
OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA
[1] Conforme Resolução adotada pela Assembleia Geral em 19 de abril de 2012.
[2] Disponível no site: https://nacoesunidas.org/decada-de-acao-pela-seguranca-no-transito-2011-2020-e-lancada-oficialmente-hoje-11-em-todo-o-mundo/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.