O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária firmou no último dia 09 de maio, um acordo de cooperação técnica com o Zarv Brasil. A parceria visa o desenvolvimento de um data lake para o diagnóstico do desempenho da segurança viária no Brasil.
O data lake é um sistema para armazenar, processar e proteger grandes quantidades de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados. Ele pode armazená-los em seu formato nativo e processar qualquer variedade desses dados, ignorando os limites de tamanho.
Dessa forma, o principal objetivo desse data lake, na parceria firmada entre OBSERVATÓRIO E Zarv do Brasil, é para que possa facilitar o recebimento e armazenamento de dados provenientes de bases de dados públicas e privadas que sejam referentes à segurança viária.
“Isso é importante para que a gente consiga agilizar as nossas metodologias de coleta e análise de dados, e também possibilitando o diagnóstico do desempenho da segurança viária no Brasil, com foco na análise das condições de sinistralidade, mortalidade e outros fatores de exposição na escala municipal”, explicou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges.
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO DE NOVA FRIBURGO/RJ É TEMA DE DEBATE COM PARTICIPAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
O Programa Cidade Real, da TV Zoom - Empresa jornalística localizada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro -, entrevistou na última segunda-feira (20), a public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, para falar sobre o atual cenário de extrema violência no trânsito que o município enfrenta.
SEMÁFOROS COM DEFEITOS TRAZEM RISCOS A MOTORISTAS E PEDESTRES EM BRASÍLIA/DF
A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto falou sobre os riscos que semáforos com defeitos trazem para motoristas e pedestres à reportagem do DF TV 2ª Edição, da TV Globo Brasília, no Distrito Federal, de ontem (09).
CRESCE O NÚMERO DE CICLISTAS MORTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
A reportagem da Folha de S.Paulo da última quarta-feira (08), alertou sobre o aumento no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Conforme relatou a matéria, o trânsito da cidade já matou 26 ciclistas entre janeiro e setembro de 2023, um crescimento de 8,33% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Boleto