Medida deverá ampliar a integração entre as entidades e intensificar os projetos em comum, em prol da segurança viária
Um passo importante foi dado, no mês de julho, com a assinatura de um Termo de Cooperação Mútua entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e o DETRAN-PR (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná), para ampliar o relacionamento e troca de informações técnicas e especializadas das duas entidades, com a proposta de subsidiar ações para prevenção e redução de acidentes.
O OBSERVATÓRIO e o DETRAN-Paraná já tinham um histórico de aproximação e atividades em comum. As duas entidades atuaram de forma conjunta em ações educativas de trânsito como no Maio Amarelo, por exemplo; o Departamento de Trânsito também já usa materiais do OBSERVATÓRIO na formação de condutores, naquele Estado, como os vídeos do Programa Observar. Mas a formalização desse “convênio” entre as entidades permitirá que, por um lado o OBSERVATÓRIO possa disponibilizar pesquisas e estudos ao DETRAN-Paraná, que a entidade dissemine seu material educativo (audiovisual) nos canais de comunicação daquela entidade; e capacite equipes do Departamento, por meio de cursos e palestras de seu corpo técnico.
E a troca de intercâmbio não para aí. As duas entidades poderão também formar grupo de trabalho para discussões técnicas e outras atividades, difundir e compartilhar metodologias, fornecer dados, entre outros.
O diretor-geral do DETRAN-Paraná, Marcos Traad, afirma que a entidade considera fundamental a parceria entre os diversos órgãos, públicos ou privados, em ações contundentes na redução de acidentes e mortes no trânsito. “Ações isoladas e individuais de cada órgão se mostram insignificantes e pouco perceptíveis para a população, mas a prática demonstra que a integração dos órgãos em ações educativas e preventivas de trânsito, como a ocorrida no último Maio Amarelo, repercutem positivamente na sociedade e incentivam a participação e adesão de entidades do meio acadêmico, da saúde, entidades representativas do comércio e da indústria, dentre outros, para contribuir nas mudanças que se pretende na área de trânsito.”
O DETRAN-Paraná tem em sua estrutura 101 CIRETRANS (Circunscrições de Trânsito) e 230 postos de atendimento.
Para Mauro Gil, representante regional do OBSERVATÓRIO no Paraná, a formalização da cooperação deve trazer novas conquistas no relacionamento entre as entidades. “Acreditamos que avançaremos de forma mais estruturada, ampliando as oportunidades e gerando ações pontuais, que possam demonstrar a todos os participantes do trânsito, sejam eles pedestres, motociclistas e motoristas, a responsabilidade que todos têm, sempre buscando de forma efetiva uma mudança de comportamento para uma melhor convivência no nosso trânsito e mobilidade.”
Primeiros passos
Mauro Gil lembra que a parceria está sendo desenvolvida há cerca de um ano. “As ações já realizadas vão desde palestras na Escola Pública de Trânsito do Paraná até a disponibilização dos vídeos do Programa Observar que hoje são utilizados nas aulas de reciclagem para os motoristas. Com o Termo de Cooperação, vamos atuar conjuntamente com entidades públicas ou privadas, para que, em parceria, possam se engajar em nossa luta ou na criação e desenvolvimento de ações voltadas para as crianças, jovens e idosos.
Ressaltou também que a cooperação entre as entidades representa a união de esforços na busca da redução de acidentes no trânsito do Estado. “É muito importante pelo reconhecimento do DETRAN-Paraná na capacidade e na competência do OBSERVATÓRIO em desenvolver produtos e/ou ações que, de forma concreta, procurem reduzir o percentual de mortos e sequelados em nosso trânsito.”
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.