O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promoveu na última quinta-feira (01/08), a primeira reunião que marca o início do curso de Observadores Certificados Internacionais. O encontro contou com a participação do CEO Paulo Guimarães e do coordenador nacional dos Observadores Certificados, Ronaro Ferreira, para dar as boas-vindas e integrar os candidatos às diretrizes do programa e da instituição.
Foram incorporados ao programa Observadores Certificados 12 candidatos de vários países, conforme planejado e já divulgado pelo OBSERVATÓRIO, que passa a contar com uma equipe de Observadores Certificados Internacionais, com representantes em alguns países que falam o idioma português ou espanhol.
“O grupo de alunos inclui pessoas que atuam como funcionários públicos, como consultores, em empresas privadas em ONG’s. Vários deles com experiência em mais de um país. E todos eles coincidem que o OBSERVATÓRIO é um caminho para eles poderem fazer mais para a prevenção de mortes e lesões no trânsito”, pontuou Ronaro Ferreira.
Questionamos alguns deles para saber qual o motivo de se interessarem em se tornar Observadores Certificados e o que esperam do curso? Confira abaixo algumas respostas:
“Ministrar conhecimento para ajudar com a segurança viária das pessoas” - Jose Ricardo.
“O que espero com este curso é ampliar minha visão e conhecimento sobre gestão de Segurança Viária incorporando a experiência do que vem sendo feito no Brasil e em outros países. Com essas ferramentas podemos gerar, na Argentina, conscientização e ações concretas para mitigar as consequências dos acidentes rodoviários” – Guillermo León.
“Contribuir e fazer a diferença por um trânsito mais seguro” – Noélia Costa.
“Conheci o ONSV através das redes sociais e me chamou a atenção o fato de dedicarem 365 dias às ações de segurança viária, que vem de encontro ao trabalho que tenho realizado há quase uma década no Brasil e agora também em Portugal. Creio que ser uma Observadora Certificada agregará valor para ambos e a troca de informações e conhecimento será gratificante” – Marcia Reis.
“É relevante desenvolver estes processos de formação, não só para ter uma linguagem básica, mas também para gerar um nível de entrada comum para a tarefa que se avizinha e este Plano de Segurança Viária é o ponto de partida para se tornar um Observador Certificado. Parabéns ao Observatório” – Jaime Bravo.
“Após 30 anos trabalhando na Diretoria Geral de Trânsito da Espanha para evitar as tragédias dos acidentes viários, a oportunidade de colaborar com o ONSV no Brasil, que considero meu país adotivo, é uma honra e uma grande satisfação pessoal. Espero contribuir com o meu trabalho para erradicar o flagelo dos acidentes viários” – Jose Fernandes.
“A participação no curso Observador é uma excelente oportunidade para adquirir competências e conhecimentos que me permitirão sensibilizar eficazmente para o tema e contribuir para a prevenção da sinistralidade viária no meu país” - Carmen Sanches, Agência Nacional de Trânsito e Segurança Viária do Paraguai.
Conheça os integrante internacionais desta turma e os seus países de origem:
- Noélia Concettina Sachicago de Assuilo Costa – Angola;
- Guillermo Eduardo León – Argentina;
- Jose Ricardo Pareja Urquidi – Bolívia;
- Jaime Aurelio Bravo Jara – Chile;
- Jaime Cristian Bravo Meneses – Chile;
- Carla Manuela López Leiva – Chile;
- Maria Angelica Fuentes – Chile;
- Jose Antonio Mérida Fernandes – Espanha;
- Agnelo João da Conceição – Moçambique;
- Claudio Gustavo Rodriguez – Paraguai;
- Marcio Cesar Ribeiro Peixoto – Paraguai;
- Mirtha María Victoria Fatecha Pastoriza – Paraguai;
- Carmen Beatriz Sánchez – Paraguai;
- Claudia Maldonado – Paraguai;
- Mirna Milena Aquino Chavez – Paraguai;
- Cecilio Miguel Díaz – Paraguai.
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: