As propostas e ideias apresentadas durante o Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável, que aconteceu no dia 14 de maio, no auditório da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo foram reunidas num book lançado no início desta semana pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Todas as áreas de discussões do evento, ou seja, motocicletas, bicicletas, patinetes e pedestres, foram contempladas na publicação, que está disponível para consulta em https://www.flipsnack.com/observatorio/book-1-smhss.html . Tanto os painéis como as perguntas feitas pelos presentes podem ser assistidas ao baixar QR codes do evento.
O book também agrega conteúdos extras sobre os temas debatidos, a fim de contribuir com o aprofundamento dos leitores nesses temas.
Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, o Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável teve como objetivo entender as transformações em modelos de "ir e vir" ou "levar e trazer" nos grandes centros urbanos, discutindo as dificuldades encontradas por essas empresas em operar suas atividades, seja na sua operação, burocracia, segurança, dentre outros.
“Entendemos a importância e desafios destes modelos numa cidade como São Paulo e por meio de um amplo debate ampliarmos nossa visão e principalmente propostas que viabilizem e possibilitem o avanço desse tipo de oferta nos grandes centros urbanos. Agora sugerimos políticas públicas, sociais e fiscais para que esta transformação ocorra, por entendermos que irão contribuir muito para a construção de uma proposta positiva”, diz Ramalho.
Sobre o seminário
O evento aconteceu durante o Maio Amarelo graças ao apoio das empresas IFood, Waze, Loggi, Uber e Mobi7, da Associação Paulista Viva, do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo – SINDISEG-SP e do Instituto MOBIH.
Puderam participar do evento empresas de mobilidade, para membros do poder público, imprensa geral e especializada, ONG’s, instituições e organizações. Durante um dia de discussões, cinco painéis trouxeram à tona em suas abordagens aspectos e objetivos relevantes às propostas, soluções e impacto possíveis para a manutenção segura e eficiente na mobilidade urbana. Da mesma forma, as empresas de carona e micromobilidades fizeram parte dessas discussões, traçando uma análise ampla sobre os impactos positivos e negativos dessas ações na vida da cidade.
Baixe o book aqui: https://www.flipsnack.com/observatorio/book-1-smhss.html
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.