Matérias

OBSERVATÓRIO MINISTRA PALESTRA DURANTE 1º FÓRUM DE TRÂNSITO DO AMAZONAS

Escrito por Portal ONSV

08 OUT 2021 - 09H42

O Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), realizou em setembro, o 1º Fórum de Trânsito do Amazonas em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2021, com o tema “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”. O evento, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, foi voltado somente para instrutores de trânsito, profissionais da área e convidados. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado pela coordenadora do Núcleo de Educação, Roberta Torres.

O Fórum reuniu profissionais ligados ao trânsito e transporte que debateram, em dois dias, assuntos como “Gestão de trânsito: desafios e perspectivas”, “Impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e previdência social”, “Municipalização e gestão do trânsito no interior do Amazonas”, entre outros.  Por conta das limitações de público, devido à pandemia de Covid-19, o fórum foi fechado para o público externo.

Na quinta-feira (16), a coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO, Roberta Torres, apresentou a palestra, O aperfeiçoamento da qualidade: o papel dos CFCs na segurança no trânsito. Segundo Roberta, para um trânsito melhor, o caminho é pensar em três linhas básicas. “A via, de fato precisamos de vias seguras, falo de engenharia, pavimentação, iluminação. Humano, da educação da formação de condutores. E fiscalização, não adianta dizer que todas as pessoas vão respeitar as regras porque muitas vezes não vão, aquelas pessoas que furam o sinal vermelho são as vezes aquelas que, muitas vezes, não respeitam a fila no mercado. E não é pensar que vai ser uma ação sozinha que vai melhorar, é uma ação articulada, é uma ação multidisciplinar”, afirmou.

Sobre o evento, Roberta Torres comentou que é importante para a gente refletir nas práticas aplicadas no trânsito. “Seja como condutor, instrutor de autoescola, diretor de ensino ou profissional de trânsito, esse momento é muito importante. Foi abordado na palestra sobre os processos metodológicos a serem aplicados por instrutores teóricos e práticos de CFCs, além de orientá-los para busca de conhecimentos em áreas que facilitem o ensino para novos condutores”, relatou.

Foto destaque: Detran/AM

Leia a matéria completa: https://www.detran.am.gov.br/detran-am-realiza-abertura-do-1o-forum-de-transito-do-amazonas/

Leia a matéria completa: https://www.agenciabrasildenoticias.com.br/noticia/detran-am-realiza-primeiro-forum-de-transito-do-amazonas

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28297,28298,28299,28301" img_size="full"]

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto