OBSERVATÓRIO mostra nova proposta de formação do condutor ao Denatran
Apresentação nesta quarta-feira, 9 de novembro, integra agenda de reuniões que vem sendo realizadas com entidades ligadas ao tema
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV apresentou nesta quarta-feira, 9 de novembro, a representantes Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), proposta de revisão nos cursos de formação de condutores no Brasil desenvolvida por sua equipe de especialistas.
A apresentação faz parte de uma agenda de reuniões que vem sendo cumprida pelo ONSV junto a entidades ligadas ao assunto , com o objetivo de que esses segmentos possam, não apenas conhecer, como também contribuir para a formatação do novo modelo, que será levado à audiência pública no dia 8 de dezembro, em Brasília.
No início da apresentação, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO destacou que a revisão na formação do condutor é consenso de todos, considerando necessidades indicadas em outros fóruns e indicadores. E ainda que o trabalho elaborado pela instituição está aberto à contribuição de todos os envolvidos no tema. O planejamento do trabalho relacionado à nova formação, em 2017, foi também abordado na reunião.
Representando o Denatran, participaram da reunião Francisco Garonce, da Coordenação-Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, e Rita de Cássia Cunha. Além do diretor-presidente, representaram o OBSERVATÓRIO na reunião, o engenheiro Paulo Roberto Guimarães, diretor-técnico da instituição, e Roberta Mantovani, pedagoga e especialista em Educação para o Trânsito e integrante da equipe que elaborou a proposta de formação de condutores de veículos.
Na segunda-feira, 7 de novembro, em Brasília, o OBSERVATÓRIO foi convidado a participar de encontro no Denatran do qual participavam representantes da área de Educação para o Trânsito. Em sua fala aos presentes, Ramalho, ressaltou a importância da Educação para o Trânsito e colocou o OBSERVATÓRIO como parceiro para o avanço desta questão em todo o país.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.