O Insurance Institute for Highway Safety reconhece a importância do OSNV e faz parceria inédita.
Os Estados Unidos têm uma frota circulante de veículos que ultrapassa 220 milhões de unidades. O Brasil no ano passado chegou aos 65 milhões de veículos. Mesmo assim no nosso país morrem anualmente em acidentes de trânsito mais de 40 mil pessoas, um número maior do que os 32 mil nos EEUU.
Proporcionalmente no Brasil morrem quatro vezes mais pessoas e é por esse motivo que o Observatório Nacional da Segurança Viária – ONSV entrou em contato com o IIHS (Instituto de Seguro para Segurança nas Estradas) que trabalha já há mais de 10 anos para diminuir as fatalidades. Isso com a ajuda e reconhecimento das maiores seguradores daquele país e com o aporte de recursos das diversas empresas estatais e privadas.
O IIHS analisa, mede e gradua veículos, divulga estatísticas, trabalha para criar Leis e impõe regulamentos tendo sempre em vista um objetivo só: salvar vidas. E ao salvar vidas vai salvar a economia e, principalmente, o futuro do país. No Brasil o ONSV tem apenas um ano de vida, mas disposição e conhecimento suficientes para chamar a atenção do IIHS com o trabalho que faz.
De Airbags à Velocidade, passando por Bancos, Ciclistas, Cintos de Segurança,Colisões, Crianças, Freios ABS, Homens e Mulheres, Perigos nas Estradas, Primeira Habilitação, Problemas Urbanos, Sinais, Sinalização até chegar em Velocidade. Tudo é objeto de estudo e pesquisa do IIHS, assim como tudo é objeto de estudo e ação do ONSV.
“A parceria é um passo importante para aprender com os erros comuns e tirar proveito dos acertos individuais” disse José Ramalho, Diretor Presidente do ONSV “para nós é um orgulho ter o reconhecimento e o apoio do IIHS, é também um passo decisivo em direção a uma conscientização cada vez maior pra que possamos cumprir com o nosso compromisso que é de diminuir de forma drástica e significativa o impacto que os acidentes de trânsito têm em nossas vidas e nossa economia” finalizou Ramalho.
O ONSV está prestes a divulgar outras parcerias importantes, tendo como base a nossa realidade e tomando emprestado os bons exemplos que existem no mundo inteiro.
Por Carlos Lua Cintra Mauro
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.