Matérias

OBSERVATÓRIO oferece curso em Festival Moto & Vida, em Campinas

Escrito por Portal ONSV

16 JUL 2015 - 09H48

O Festival vai oferecer ao público uma série de atividades realizadas por diversos órgãos.

O OBSERVATÓRIO vai disponibilizar no local a possibilidade de motociclistas realizarem o Curso de Educação à Distância (EAD) “Motociclista – Atitude Positiva”. Por ser um curso de curta duração, os organizadores vão disponibilizar uma tenda com alguns computadores para que os motociclistas interessados em saber mais em como se proteger no trânsito, possam fazer o treinamento no local. Entre os temas abordados pelo ensino à distância estão os equipamentos obrigatórios, orientações sobre frenagem, reflexões sobre comportamento em situações adversas como em pista molhada; vestuário mais visíveis, principalmente na chuva ou neblina, além de tratar também do transporte de pessoas e cargas, entre outras orientações.

O curso será gratuito para os 500 primeiros inscritos, que poderão mediante à inscrição ter acesso aos conteúdos on-line por 30 dias.

Para garantir esse acesso, o Observatório utilizará instalações da IMA (Informática de Municípios Associados) e Secretaria Municipal de Finanças para inscrever os interessados.

Além do curso, durante o festival, os participantes poderão inspecionar sua motocicleta (Moto Checkup do CETH - Centro Educacional de Trânsito Honda) e receber um laudo do resultado da vistoria. O CETH também montará um simulador de trânsito em uma Unidade Móvel de Treinamento e oferecer test drive de motos. Profissionais qualificados trabalharão situações de pilotagem, como curvas e frenagem.

Educadores da EMDEC abordarão, em especial, os jovens motociclistas, segmento mais vulnerável no trânsito, segundo estatísticas. Serão distribuídos folhetos com normas de segurança (campanha “Cuide-se”! Na moto, o para-choque é você”).

A escolha do Campo Grande para sediar o Festival não foi aleatória, de acordo com a EMDEC. O trecho da Av. John Boyd Dunlop entre as avenidas Professor Mário Scolari e Antônio Carvalho Miranda registrou 55 ocorrências com motos em 2013, totalizando três óbitos. A avenida possui aproximadamente 15 km de extensão. Dos 100 acidentes de trânsito fatais em toda a malha urbana de Campinas naquele ano, 51 (51%) envolveram motos.

Por isso, esse corpo a corpo será reforçado pela ONG Instituto Autotrânsito de Organização no Trânsito (Instran).

As ações educativas buscam ampliar a cultura de segurança e a identificação de riscos, que resultem em comportamentos menos perigosos e danosos. O slogan do festival é “Seja você a mudança no trânsito”.

O Festival Moto e Vida acontece na Praça João Amazonas (Parque Itajaí, Campo Grande), em Campinas.

A Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) prestarão apoio operacional. A GM compõe a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) e participará de apresentação da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública a respeito desse trabalho. O Corpo de Bombeiros exibirá ferramentas de salvamento e vídeos de ocorrências.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deslocará uma ambulância para o local. A Medicar Emergências Médicas levará uma viatura de resgate, com socorrista e enfermeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveitará a ocasião para campanhas diversas.

Mais programação

Shows Sistema Negro e DJ Barata

Além de todas essas iniciativas, o Moto & Vida terá espetáculos do Sistema Negro, DJ Barata e artistas locais, das 17h às 19h.

Cadastramento Bilhete Único

A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) também marcará presença, realizando cadastro para Bilhete Único Comum, Gratuito e Idoso.

Mais informações

Acompanhe todos os detalhes do Festival Moto & Vida pelo hotsite www.emdec.com.br/hotsites/motoevida. Também estão à disposição os telefones 3772-4024 e 3772-4270, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto