Já preparado para a viagem de mais um feriado prolongado? Independente de seguir para a praia, regiões serranas, ou para o interior, como muita gente pega a estrada já na noite desta quarta-feira, dia 14, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária faz alertas para que sua viagem seja a mais segura.
Ciente que toda viagem nos induz à correria, não saia antes de ler nossas dicas e colocá-las em prática:
- Não inicie a viagem se estiver cansado ou com sono. Procure descansar antes de sair.
- Evite horários de pico, em que o fluxo de veículos é maior nas estradas até mesmo causando congestionamentos.
- O período, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, é de neblina em áreas de serra, próxima de rios e de lagos; portanto esteja atento.
– Para pegar a estrada, seu veículo deve passar por uma revisão. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, além de sinalização como o triângulo.
– Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência.
– Neste período, quando muitos veículos estão nas estradas, redobre a atenção; respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.
– Mesmo durante o dia, não se esqueça de manter os faróis ligados também para ficar mais visível aos outros motoristas.
– Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar acidente.
– Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.
Vale ressaltar, também, que você nunca deve beber e dirigir e, ainda, usar o celular ao volante, use o cinto de segurança e faça todos usarem, além de ficar atento aos dispositivos de segurança para as crianças como as cadeirinhas.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.