Já preparado para a viagem de mais um feriado prolongado? Independente de seguir para a praia, regiões serranas, ou para o interior, como muita gente pega a estrada já na noite desta quarta-feira, dia 14, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária faz alertas para que sua viagem seja a mais segura.
Ciente que toda viagem nos induz à correria, não saia antes de ler nossas dicas e colocá-las em prática:
- Não inicie a viagem se estiver cansado ou com sono. Procure descansar antes de sair.
- Evite horários de pico, em que o fluxo de veículos é maior nas estradas até mesmo causando congestionamentos.
- O período, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, é de neblina em áreas de serra, próxima de rios e de lagos; portanto esteja atento.
– Para pegar a estrada, seu veículo deve passar por uma revisão. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, além de sinalização como o triângulo.
– Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência.
– Neste período, quando muitos veículos estão nas estradas, redobre a atenção; respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.
– Mesmo durante o dia, não se esqueça de manter os faróis ligados também para ficar mais visível aos outros motoristas.
– Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar acidente.
– Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.
Vale ressaltar, também, que você nunca deve beber e dirigir e, ainda, usar o celular ao volante, use o cinto de segurança e faça todos usarem, além de ficar atento aos dispositivos de segurança para as crianças como as cadeirinhas.
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.