OBSERVATÓRIO orienta sobre como evitar colisões no trânsito
Ao assumir o volante de um veículo, o condutor deve estar exclusivamente voltado a cumprir a tarefa a que se propôs; não deve nunca desviar a atenção nem usar celular ou comer enquanto dirige
Dirigir com confiança é fundamental. Conduzir um veículo com excesso de confiança em sua capacidade de dirigir é perigoso e pode ser a causa de diversos tipos de acidentes comuns no dia a dia em vias e rodovias brasileiras. A partir desta constatação o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) alerta sobre os principais tipos de colisões que ocorrem nas vias e orienta sobre como evitá-las.
Primeiramente destaca que, ao assumir o volante de um veículo, o condutor deve estar exclusivamente voltado a cumprir a tarefa a que se propôs e não desviar a atenção; ou seja, deve estar concentrado e destinar toda sua atenção para o trânsito. Por conta disso, jamais deve utilizar o celular para atender ligações ou trocar mensagens de texto; nunca deve comer ou fumar enquanto dirige, já que esses atos contribuem para desviar a atenção e, igualmente, nunca maquiar-se no veículo ou ingerir bebida alcoólica se for dirigir.
Estudos dão conta também que o excesso de confiança faz com que o condutor não preste atenção ao que ocorre ao seu redor, o que pode colaborar para que se envolva em acidentes, como as colisões, por exemplo. No trânsito, as colisões mais comuns são a traseira, a frontal, a com objetos fixos (caçambas, postes, árvores, placas, carros estacionados, entre outros), a lateral no mesmo sentido e a em cruzamentos. Comuns também são as saídas de pista.
Os fatores que causam esses tipos de colisões são variados. A colisão traseira, por exemplo, tem como causa comum o fato de o motorista não manter distância de segurança em relação ao veículo que vai à sua frente. Comer enquanto dirige, falar ao celular, fumar e maquiar-se colaboram significativamente para a ocorrência desse tipo de acidente. Portanto, para evitá-la é fundamental que o motorista esteja atento, que dirija com cautela e mantenha distância segura em relação ao veículo que vai à frente, ao ponto de poder frear a tempo no caso de eventualidades.
Já a colisão frontal, comum em vias de pista única, é a que produz o maior número de fatalidades uma vez que no momento do impacto somam-se as velocidades dos dois veículos. Evitá-la dependerá da responsabilidade do motorista que jamais deve iniciar uma ultrapassagem sem verificar se outro está fazendo a mesma manobra. Deve também respeitar as faixas contínuas. Os choques com objetos fixos podem ser decorrentes de causas, entre outras, como sonolência, embriaguez e uso do celular ao volante. Portanto, quando for dirigir esteja descansado, não beba e desconecte-se. Fique atento, além disso, ao comportamento de outros condutores que dividem a via com você.
As colisões em cruzamentos ocorrem porque alguém desrespeitou as regras de trânsito. E podem ser evitadas com respeito às determinações legais. Por isso, nunca ultrapasse o farol vermelho, obedeça às placas PARE e reduza a velocidade em cruzamentos. Para evitar as colisões laterais no mesmo sentido, é necessário que ao mudar de pista, antes de efetuar a manobra, o motorista esteja atento ao retrovisor e utilize a seta indicando sua intenção de manobra, comunicando-se deste modo aos que trafegam nas pistas.
A saída de pista, também comum nas vias, ocorre em geral de modo não intencional e tem ligação direta com a distração, sonolência e com o uso do celular. Pode ser evitada com atenção às faixas laterais da pista, além da não utilização do celular e a concentração do condutor ao ato de dirigir.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.