Matérias

OBSERVATÓRIO orienta sobre transporte de passageiros e cargas em motos

Escrito por Portal ONSV

19 OUT 2015 - 15H56

É simples, mas exige conhecimento. Transportar um passageiro numa motocicleta requer informações sobre postura e equipamentos adequados para reduzir os riscos de acidentes e lesões, tanto do garupa quanto do condutor.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) disponibiliza essas informações para ampliar a segurança de todos, em mais um vídeo educativo.

Garantir tais recomendações é mais uma ação de conscientização que a entidade realiza, sobretudo, pelo fato desse segmento ser aquele que mais registra mortes no trânsito em todo o país. Das 42.266 vítimas fatais computadas no trânsito brasileiro, 12040 foram ocupantes de motocicletas em 2013 – o que corresponde a mais de 36% do total. Esse foi o último dado disponibilizado pelo DataSUS.

As dicas também são oportunas neste mês de outubro, quando as entidades discutem transporte seguro de passageiros como tema da Agenda Positiva do Maio Amarelo.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, é preciso lembrar que o carona ou garupa deve utilizar os mesmos equipamentos de segurança do condutor (capacetes, luvas, botas e roupas fechadas, preferencialmente de couro e colorida, e adesivos refletivos no capacete, ampliando a sua proteção e as chances de que possa ser visto).

“Crianças com menos de sete anos ou que não alcancem os pedais ou pedaleira da moto não devem ser transportadas, sob justificativa nenhuma”, alerta a entidade. Neste caso, o motociclista comete uma infração gravíssima, sujeita à multa, e pode ter suspenso o direito de dirigir, complementa o OBSERVATÓRIO.

Os cuidados com o capacete devem considerar o tamanho, ajuste (pressionar levemente o rosto) e a fixação (ficar preso ao queixo para não se soltar em caso de quedas). Crianças exigem capacetes adequados ao seu tamanho.

Em relação à viseira, o OBSERVATÓRIO lembra que ela é obrigatória para motociclistas e garupas e que não deve ser espelhada. A ausência desse dispositivo ou mantê-la aberta pode resultar em multas.

Antes de partir com a moto, cabe ao condutor orientar ao garupa que ele deverá sempre inclinar-se  nas curvas e manobras, seguindo o seu movimento. O condutor deve pedir ainda que o garupa o abrace.

Já o condutor, sabendo que vai transportar alguém deve também calibrar e ajustar os pneus da sua moto.

Cuidados com cargas

Outro tema importante para os condutores de motos está relacionado ao transporte de cargas.

Segundo o OBSERVATÓRIO, em situações de transporte de cargas, o motociclista deverá estar atento a três questões: ao peso da carga, a sua localização e a fixação na moto.

“Sobre o peso, o ideal é respeitar a capacidade máxima da carga que o modelo da moto permite. Esse peso está definido no Manual do Proprietário, consulte! As dimensões da carga também não podem ultrapassar a largura da moto e a carga deve estar presa a um compartimento adequado”.

Outros pontos de atenção são garantir que a carga não encobrirá os faróis ou laternas da moto e não transportar nada no guidão.

Para ter mais dicas, assista ao vídeo que trata também de outros temas como o limite de passageiros a ser transportados, aprofunda o tema viseiras e fala sobre a melhor forma dos garupas se posicionarem na moto.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.