Matérias

OBSERVATÓRIO orienta sobre transporte de passageiros e cargas em motos

Escrito por Portal ONSV

19 OUT 2015 - 15H56

É simples, mas exige conhecimento. Transportar um passageiro numa motocicleta requer informações sobre postura e equipamentos adequados para reduzir os riscos de acidentes e lesões, tanto do garupa quanto do condutor.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) disponibiliza essas informações para ampliar a segurança de todos, em mais um vídeo educativo.

Garantir tais recomendações é mais uma ação de conscientização que a entidade realiza, sobretudo, pelo fato desse segmento ser aquele que mais registra mortes no trânsito em todo o país. Das 42.266 vítimas fatais computadas no trânsito brasileiro, 12040 foram ocupantes de motocicletas em 2013 – o que corresponde a mais de 36% do total. Esse foi o último dado disponibilizado pelo DataSUS.

As dicas também são oportunas neste mês de outubro, quando as entidades discutem transporte seguro de passageiros como tema da Agenda Positiva do Maio Amarelo.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, é preciso lembrar que o carona ou garupa deve utilizar os mesmos equipamentos de segurança do condutor (capacetes, luvas, botas e roupas fechadas, preferencialmente de couro e colorida, e adesivos refletivos no capacete, ampliando a sua proteção e as chances de que possa ser visto).

“Crianças com menos de sete anos ou que não alcancem os pedais ou pedaleira da moto não devem ser transportadas, sob justificativa nenhuma”, alerta a entidade. Neste caso, o motociclista comete uma infração gravíssima, sujeita à multa, e pode ter suspenso o direito de dirigir, complementa o OBSERVATÓRIO.

Os cuidados com o capacete devem considerar o tamanho, ajuste (pressionar levemente o rosto) e a fixação (ficar preso ao queixo para não se soltar em caso de quedas). Crianças exigem capacetes adequados ao seu tamanho.

Em relação à viseira, o OBSERVATÓRIO lembra que ela é obrigatória para motociclistas e garupas e que não deve ser espelhada. A ausência desse dispositivo ou mantê-la aberta pode resultar em multas.

Antes de partir com a moto, cabe ao condutor orientar ao garupa que ele deverá sempre inclinar-se  nas curvas e manobras, seguindo o seu movimento. O condutor deve pedir ainda que o garupa o abrace.

Já o condutor, sabendo que vai transportar alguém deve também calibrar e ajustar os pneus da sua moto.

Cuidados com cargas

Outro tema importante para os condutores de motos está relacionado ao transporte de cargas.

Segundo o OBSERVATÓRIO, em situações de transporte de cargas, o motociclista deverá estar atento a três questões: ao peso da carga, a sua localização e a fixação na moto.

“Sobre o peso, o ideal é respeitar a capacidade máxima da carga que o modelo da moto permite. Esse peso está definido no Manual do Proprietário, consulte! As dimensões da carga também não podem ultrapassar a largura da moto e a carga deve estar presa a um compartimento adequado”.

Outros pontos de atenção são garantir que a carga não encobrirá os faróis ou laternas da moto e não transportar nada no guidão.

Para ter mais dicas, assista ao vídeo que trata também de outros temas como o limite de passageiros a ser transportados, aprofunda o tema viseiras e fala sobre a melhor forma dos garupas se posicionarem na moto.

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto