Matérias

Observatório Palestra em Evento Internacional de Lançamento

Escrito por Portal ONSV

30 ABR 2013 - 15H44

"Observatório

Em evento realizado na Argentina, Michelin reuniu distribuidores da América Latina, jornalistas e outros convidados, para lançamento de produto, no qual está alicerçado a segurança viária e redução de acidentes.

Por este motivo o Observatório, representado por seu diretor presidente Sr. José Aurélio Ramalho, foi convidado a palestrar sobre acidentes de trânsito no Brasil e América Latina.

A segurança viária é um dos maiores desafios para a sociedade. Quando falamos de acidente de trânsito, associa-se, quase sempre, a uma fatalidade que, na maioria das vezes, está relacionada à negligência e/ou à imprudência do motorista.

São muitas as ideias preconcebidas sobre os perigos nas estradas, mas dados apresentados pelo Observatório mostram que a maioria dos acidentes, no Brasil, acontece em condições, a princípio, favoráveis para o motorista:

- 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições.

- 60% dos acidentes ocorrem durante o dia.

- 67 % dos acidentes ocorrem em pistas secas.

- 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.

Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% dos acidentes estão relacionados a frenagem e aderência.

Acompanhe outras notícias sobre o lançamento:

http://carpress.uol.com.br/reportagem/item46459.shl

http://carroonline.terra.com.br/noticia,9561,michelin-apresenta-primacy-3

http://revista.webmotors.com.br/direcao-sustentavel/pesquisa-revela-os-principais-motivos-dos-acidentes/1333466751984

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.