Matérias

OBSERVATÓRIO parabeniza deputado Hugo Leal pelo 10º ano de mandato

Escrito por Portal ONSV

02 FEV 2017 - 11H32

Deputado, autor da Lei Seca, tem firme comprometimento em busca de um trânsito mais humano e seguro no país

Um aliado da segurança viária, o deputado federal Hugo Leal completa nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, 10 anos de um combativo mandato legislativo voltado também para a construção de um trânsito mais humano e seguro no país, que busca alterar o sombrio cenário vivenciado atualmente. Eleito pelo Rio de Janeiro, o deputado, entre todas as ações e propostas em prol da melhoria do trânsito brasileiro, é o autor da Lei Seca, cujos benefícios são conhecidos.

Foi nessa mesma trincheira que sua parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária se iniciou 5 anos atrás. E desde então, só tem se fortalecido. Foi por sugestão do deputado – que constatou a necessidade de envolvimento do conjunto da sociedade na busca de ações para redução do número assustador de mortos, feridos graves e pessoas que passam a adquirir sequelas permanentes após acidentes de trânsito nas vias do país e do mundo – que o OBSERVATÓRIO elaborou e passou a coordenar o Movimento Maio Amarelo, traduzido hoje como sucesso, e que envolveu na edição de 2016 todos os estados brasileiros e 23 países dos 5 continentes em ações de conscientização voltadas ao trânsito mais seguro e humano.

Da mesma forma, o Programa Urbanidade, que propõe uma ação coordenada unindo todas as instâncias e esforços para fazer acontecer de modo mais célere as ações em prol da mobilidade e, assim, potencializar os resultados - desenvolvido desde 2015 pelo OBSERVATÓRIO-, surgiu da convicção do deputado Hugo Leal de que era necessária a união entre autoridades públicas e entidades civis para que as ações voltadas à segurança e melhoria das condições do trânsito brasileiro fossem melhor estruturadas e, assim, passassem a ser adotadas com a agilidade fundamental para que beneficiassem, de fato, a população.

Hoje, o Urbanidade é uma realidade. Desde a proposta de Leal, já foram realizados 4 seminários sobre o tema, reunindo autoridades e especialistas que, como ele, atuam por um trânsito com menos mortos. E as propostas elaboradas pelos grupos constituídos nesses encontros, para os eixos determinados pela ONU (Organização das Nações Unidas) – infraestrutura viária, fiscalização, saúde, educação e segurança veicular – estão em estágio de conclusão para posteriores encaminhamentos necessários.

Hugo Leal teve importância fundamental também no trabalho desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, ao longo de 3 anos, para que seja implantado em todo o país um novo modelo de formação de condutores de veículos (e também de instrutores), inspirado no adotado pela Comunidade Europeia. A proposta, já concluída e encaminhada para discussão na Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN, tem como foco a formação de condutores capazes de ter percepção do risco e priorizar a segurança, e não de simplesmente decorar de placas, siglas e regras de utilidade pouco práticas no dia a dia do trânsito.

No decorrer dos 3 anos de elaboração do trabalho, o deputado esteve ao lado do OBSERVATÓRIO contribuindo com sua concretização, realizando audiências públicas e grupos de trabalho e garantindo os trâmites para seu conhecimento nos órgãos federais, nos ministérios e gabinetes onde a nova proposta tem, essencialmente, que ser conhecida.

Assim como esteve junto ao OBSERVATÓRIO, Hugo Leal ficou também ao lado da população do país, participando ativamente das comissões legislativas voltadas à discussão das questões viárias e trabalhando pelo cumprimento de suas reivindicações. Sua importância para o país pode ser constatada a partir do reconhecimento da população, que o reelegeu para um novo mandato.

O OBSERVATÓRIO se orgulha de ter Hugo Leal como um aliado tão importante na missão de preservar vidas a partir da conquista de um trânsito mais humano e seguro. E parabeniza o deputado pelos 10 anos de um mandato sério e combativo, do qual não só ele, mas todos nós, temos de nos orgulhar.

Parabéns, deputado Hugo Leal

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.