Um aliado da segurança viária, o deputado federal Hugo Leal completa nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, 10 anos de um combativo mandato legislativo voltado também para a construção de um trânsito mais humano e seguro no país, que busca alterar o sombrio cenário vivenciado atualmente. Eleito pelo Rio de Janeiro, o deputado, entre todas as ações e propostas em prol da melhoria do trânsito brasileiro, é o autor da Lei Seca, cujos benefícios são conhecidos.
Foi nessa mesma trincheira que sua parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária se iniciou 5 anos atrás. E desde então, só tem se fortalecido. Foi por sugestão do deputado – que constatou a necessidade de envolvimento do conjunto da sociedade na busca de ações para redução do número assustador de mortos, feridos graves e pessoas que passam a adquirir sequelas permanentes após acidentes de trânsito nas vias do país e do mundo – que o OBSERVATÓRIO elaborou e passou a coordenar o Movimento Maio Amarelo, traduzido hoje como sucesso, e que envolveu na edição de 2016 todos os estados brasileiros e 23 países dos 5 continentes em ações de conscientização voltadas ao trânsito mais seguro e humano.
Da mesma forma, o Programa Urbanidade, que propõe uma ação coordenada unindo todas as instâncias e esforços para fazer acontecer de modo mais célere as ações em prol da mobilidade e, assim, potencializar os resultados - desenvolvido desde 2015 pelo OBSERVATÓRIO-, surgiu da convicção do deputado Hugo Leal de que era necessária a união entre autoridades públicas e entidades civis para que as ações voltadas à segurança e melhoria das condições do trânsito brasileiro fossem melhor estruturadas e, assim, passassem a ser adotadas com a agilidade fundamental para que beneficiassem, de fato, a população.
Hoje, o Urbanidade é uma realidade. Desde a proposta de Leal, já foram realizados 4 seminários sobre o tema, reunindo autoridades e especialistas que, como ele, atuam por um trânsito com menos mortos. E as propostas elaboradas pelos grupos constituídos nesses encontros, para os eixos determinados pela ONU (Organização das Nações Unidas) – infraestrutura viária, fiscalização, saúde, educação e segurança veicular – estão em estágio de conclusão para posteriores encaminhamentos necessários.
Hugo Leal teve importância fundamental também no trabalho desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, ao longo de 3 anos, para que seja implantado em todo o país um novo modelo de formação de condutores de veículos (e também de instrutores), inspirado no adotado pela Comunidade Europeia. A proposta, já concluída e encaminhada para discussão na Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN, tem como foco a formação de condutores capazes de ter percepção do risco e priorizar a segurança, e não de simplesmente decorar de placas, siglas e regras de utilidade pouco práticas no dia a dia do trânsito.
No decorrer dos 3 anos de elaboração do trabalho, o deputado esteve ao lado do OBSERVATÓRIO contribuindo com sua concretização, realizando audiências públicas e grupos de trabalho e garantindo os trâmites para seu conhecimento nos órgãos federais, nos ministérios e gabinetes onde a nova proposta tem, essencialmente, que ser conhecida.
Assim como esteve junto ao OBSERVATÓRIO, Hugo Leal ficou também ao lado da população do país, participando ativamente das comissões legislativas voltadas à discussão das questões viárias e trabalhando pelo cumprimento de suas reivindicações. Sua importância para o país pode ser constatada a partir do reconhecimento da população, que o reelegeu para um novo mandato.
O OBSERVATÓRIO se orgulha de ter Hugo Leal como um aliado tão importante na missão de preservar vidas a partir da conquista de um trânsito mais humano e seguro. E parabeniza o deputado pelos 10 anos de um mandato sério e combativo, do qual não só ele, mas todos nós, temos de nos orgulhar.
Parabéns, deputado Hugo Leal
Brasil em Guerra: A violência viária supera as mortes por armas de fogo no Brasil - e ninguém fala sobre isso
Confira o artigo do nosso CEO, Paulo Guimarães, publicado na revista NTUrbano
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Membro do Conselho Deliberativo, Prof. Jorge Tiago Bastos, ministra palestra para a PRF
No último dia 02, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório e integrante do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Professor Jorge Tiago Bastos ministrou uma palestra sobre Sistemas Seguros e Visão Zero.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.