[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]
Foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em São Paulo-SP, o 58º Encontro da AND (Associação Nacional dos Detrans), reunindo técnicos e dirigentes para discutir questões ligadas aos órgãos e a gestão do trânsito no país. No 2º dia do evento, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho fez uma apresentação sobre o trabalho realizado pela entidade.
Na mesa da abertura do evento, coordenada pelo presidente da AND, Antônio Carlos Gouveia, que também é diretor-presidente do Detran-AL, teve também a presença do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro, que representou o governador Geraldo Alckmin; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o promotor público Fernando Célio Brito; e o coronel da Polícia Militar Marcelo José Rabello Viana, comandante do Comando de Policiamento de Trânsito de São Paulo, além de representantes de sindicatos e entidades do setor.
Ramalho fez a apresentação no 2º dia do Encontro e mostrou o estudo inédito do OBSERVATÓRIO sobre a segurança dos pedestres em todos os Estados. O trabalho ainda não foi publicado, mas já causou boa surpresa entre os diretores de Detrans de todo país que acompanharam a explanação.
Além disso, Ramalho também apresentou o Programa Entidade Laço Amarelo que certificará as entidades engajadas com a segurança viária. “Nossa intenção é fazer com que todas as entidades voltem também os esforços para reduzir o número de vítimas do nosso trânsito. Se todos trabalharem na mesma direção: poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, vamos reduzir esse número que é vergonhosos”, explicou o diretor-presidente.
Entre os assuntos também discutidos no Encontro foi o atual processo de formação de condutores que, pela primeira vez nas reuniões da AND, contou com a presença de representantes da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores) e também sindicatos estaduais.
Com relação a um dos pontos da proposta que está sendo discutida no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) sobre o aumento da carga horária para os candidatos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a AND se posicionou contrária a essa proposta, diferentemente do OBSERVATÓRIO que acredita que, somente uma boa formação do nosso condutor poderá, a médio prazo, reduzir o elevado número de mortos e feridos no trânsito de todo país. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="17567,17568,17569,17570" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.