O Observatório Nacional de Segurança Viária participou nessa segunda (10.11.2014) em Campinas da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). É a primeira vez que a cidade recebe o encontro. O último evento que reuniu os chefes do Executivo de diversos municípios do País foi em maio, em São Paulo.
O evento de hoje recebeu a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Entre os assuntos discutidos com o vice-presidente nessa manhã foi a sanção do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com União. Além disso, os gestores públicos entregaram a ele um documento com 23 demandas. A principal delas é a revisão do Pacto Federativo, que prevê envio de mais recursos aos municípios. Temer disse "estar integrado" ao movimento municipalista e "ser favorável às demandas apresentadas pelos prefeitos na abertura do encontro da FNP, em Campinas.
Outra discussão ocorrida nesta manhã no Fórum foi o barateamento da tarifa e a qualificação dos serviços de transporte coletivo urbano que dependem de vários fatores. Dentre tantos, destacam-se o financiamento das gratuidades, a desoneração tributária dos insumos desses serviços, a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), a implantação de faixas e corredores de ônibus, as políticas de estacionamento para automóveis, a governança intermunicipal, entre outros.
Com o objetivo de enfrentar esses desafios e também oferecer maior transparência ao setor e condições que permitam a desejável comparação de custos e preços de tarifas, a FNP, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito firmam parceria para construir uma planilha nacional que seja referência para o setor.
A 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos tem encerramento previsto para esta terça-feira, as 12h.
[gallery size="large" link="file" ids="1488,1489,1490"]
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.