O Observatório Nacional de Segurança Viária participou nessa segunda (10.11.2014) em Campinas da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). É a primeira vez que a cidade recebe o encontro. O último evento que reuniu os chefes do Executivo de diversos municípios do País foi em maio, em São Paulo.
O evento de hoje recebeu a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Entre os assuntos discutidos com o vice-presidente nessa manhã foi a sanção do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com União. Além disso, os gestores públicos entregaram a ele um documento com 23 demandas. A principal delas é a revisão do Pacto Federativo, que prevê envio de mais recursos aos municípios. Temer disse "estar integrado" ao movimento municipalista e "ser favorável às demandas apresentadas pelos prefeitos na abertura do encontro da FNP, em Campinas.
Outra discussão ocorrida nesta manhã no Fórum foi o barateamento da tarifa e a qualificação dos serviços de transporte coletivo urbano que dependem de vários fatores. Dentre tantos, destacam-se o financiamento das gratuidades, a desoneração tributária dos insumos desses serviços, a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), a implantação de faixas e corredores de ônibus, as políticas de estacionamento para automóveis, a governança intermunicipal, entre outros.
Com o objetivo de enfrentar esses desafios e também oferecer maior transparência ao setor e condições que permitam a desejável comparação de custos e preços de tarifas, a FNP, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito firmam parceria para construir uma planilha nacional que seja referência para o setor.
A 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos tem encerramento previsto para esta terça-feira, as 12h.
[gallery size="large" link="file" ids="1488,1489,1490"]
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.