A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi realizada entre os dias 23 e 29 de julho, no Campus Centro Politécnico da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, no Paraná. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresentou o projeto de pesquisa sobre fatores de risco e cenários críticos associados aos sinistros de trânsito que desenvolve em parceria com a UFPR.
O tema central desta edição do evento foi "Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. A reunião contou com uma Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que incluiu a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também foram realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.
Na ocasião, representando o OBSERVATÓRIO, o CEO Paulo Guimarães e o membro do Conselho Deliberativo, prof. Jorge Tiago Bastos, do Departamento de Transportes da UFPR, participaram do evento, que contou com a presença da vice-reitora da UFPR, Profª. Drª. Graciela Bolzon de Muniz, e destacaram o projeto de pesquisa exposto na sessão de pôsteres.
O projeto de pesquisa para a investigação de fatores de risco e cenários críticos associados aos sinistros de trânsito em conformidade com os pilares do Pnatrans (Plano Nacional de Redução Mortes e Lesões no Trânsito) é desenvolvido por meio da parceria entre OBSERVATÓRIO e UFPR. Como produto final esperado tem-se a produção de 13 relatórios de pesquisa, 04 artigos científicos e 01 livro, além da concepção de 02 ferramentas de avaliação sobre segurança viária.
As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.
1/4
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto