Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 8ª International Cycling Safety Conference, na Austrália

Escrito por Portal ONSV

25 NOV 2019 - 09H00

Aconteceu em Brisbane, Austrália, entre os dias 18 a 20 de novembro de 2019, a 8ª International Cycling Safety Conference (Conferência Internacional de Segurança em Ciclismo). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), mediante acordo de cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi representado pelo Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos.

O evento foi desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda, em parceria com o Centro de Pesquisa de Acidentes e Segurança Rodoviária da Universidade de Queensland, na Austrália. A conferência reuniu pesquisadores e profissionais da área de mobilidade e segurança viária.

A participação do Prof Dr Tiago faz parte das atividades que ele vem desenvolvendo na missão internacional no CARRS-Q, que é um centro de pesquisa criado em 1996 e faz parte da Faculdade de Saúde e do Instituto de Saúde e Inovação Biomédica (IHBI).

A visão declarada do CARRS-Q é "para um mundo mais seguro, no qual os danos relacionados a lesões são incomuns e inaceitáveis", para os quais trabalha realizando pesquisas, treinando profissionais de segurança no trânsito e dando prêmios a outras organizações ou indivíduos pelo sucesso no trânsito e iniciativas de segurança viária.

Os temas destacados no encontro foram:

  • Estratégias para o aumento do uso da bicicleta em países com pouca tradição de transporte cicloviário;
  • Riscos associados ao uso de bicicletas (estudo holandês indica que as velocidades desses veículos são muito elevadas para compartilhar as ciclovias com usuários de bicicletas convencionais e muito baixas para compartilhar as vias com veículos motorizados);
  • Necessidades de adaptação da superfície do pavimento e geometria de ciclovias para adequá-las ao uso de bicicletas elétricas (em função da velocidade mais elevada) e patinetes (em função do tamanho menor das rodas, o que torna os patinetes vulneráveis a outros obstáculos facilmente transponíveis por veículos como bicicletas);
  • Evidências de que a construção de infraestrutura cicloviária estimula o uso da bicicleta;
  • Estudos com simuladores de bicicleta;
  • Interações entre veículos autônomos e bicicletas.

Segundo o Prof. Dr Tiago: “a participação em um fórum internacional sobre ciclomobilidade segura se faz importante para a UFPR e para o Observatório para conhecermos o que há de mais avançado em termos de estudos e pesquisas e, ao mesmo tempo identificar problemas comuns em relação à realidade brasileira, mesmo em locais altamente desenvolvidos, cuja participação era mais predominante no evento”, argumenta.

Conforme o docente explica: “para a realidade brasileira, destaco a importância da adequação do sistema de transporte (infraestrutura e regras operacionais) às novas alternativas de mobilidade individual e elétrica, como os patinetes e as bicicletas elétricas. Além disso, para o transporte cicloviário convencional, as evidências de estudos apresentados no evento mostraram que a oferta de infraestrutura adequada (ciclovias e ciclofaixas) é sim capaz de atrair mais usuários da bicicleta”.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23335,23336,23337,23338,23339" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.