Aconteceu na terça-feira (26/11), na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a audiência pública que debateu as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e o projeto de lei do Poder Executivo (PL 3267/19) que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os convidados, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e o relações institucionais, Francisco Garonce estiveram presentes.
A comissão já aprovou a proposta que anula efeitos de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o tema. A norma estabelece novas regras que entrariam em vigor até dezembro de 2022.
Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO, ressaltou que o desafio é promover uma mudança geral de comportamento. “Não podemos negligenciar a questão do fator humano para a segurança viária. E isso, está relacionado à educação, à formação para o trânsito”.
Segundo Ramalho enfatiza: “Se você pegar saúde, educação, moradia, emprego são problemas sociais que vão levar décadas para serem resolvidos, mesmo que eu tenha muito dinheiro. Agora, educação para o trânsito, não depende do presidente, de nenhum deputado, do governador, não depende do CFC, depende apenas da sociedade”.
Ramalho argumenta: “Em nome do OBSERVATÓRIO eu gostaria de agradecer o convite e mais uma vez faço um apelo, de que é emergente essa decisão para a nova formação do condutor. Que modelo será esse? A gente tem um trabalho de sete anos que não pode ser jogado fora. Eu acho que o Justino fez uma defesa muito clara e muito profunda do que aconteceu e a grande pergunta é: Por quê nós deixamos acontecer? Essa passividade que incomoda todos que estão nessa sala”, finalizando.
Assista à participação de José Aurelio Ramalho e Francisco Garonce:
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BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
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