Matérias

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE WORKSHOP DE GESTÃO DE VELOCIDADE NO BRASIL

Evento híbrido oferece uma visão geral do gerenciamento de velocidade, incluindo sua importância, e informações sobre estratégias-chave e etapas para implementação

Escrito por Portal ONSV

17 JUL 2023 - 08H56 (Atualizada em 17 JUL 2023 - 10H28)

O Banco Mundial e o Global Road Safety Facility, com o financiamento da Bloomberg Philantrophies, realizam no período de 17 a 19 de julho o “Workshop de Gestão de Velocidade no Brasil: Desafios e Políticas Públicas”, evento híbrido (on-line e presencial), em Brasília/DF. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é representado pelo professor do Departamento de Transportes e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR e membro do Conselho Deliberativo da entidade, Jorge Tiago Bastos.

Hoje (17), a partir das 09h25, o professor Jorge Tiago Bastos fala sobre “Desafios do excesso de velocidade”, abordando: riscos do excesso de velocidade no Brasil; práticas e intervenções de gestão de velocidade; desafios e oportunidades.

“É um evento com o objetivo de discutir esse tema. Trazendo as diretrizes globais a respeito, mas também discutindo a realidade brasileira sobre o tema. Então na programação a gente tem a gestão da segurança viária no cenário brasileiro, trazendo um balanço da década, vai ser a fala do secretário [nacional de trânsito] Adrualdo, depois a gente vai ter fala do Observatório e da Universidade Federal do Paraná falando sobre indicadores do excesso de velocidade no Brasil, e depois, a gente tem também uma programação de discussão ao longo da manhã”, explicou o professor Jorge Tiago Bastos.

Num contexto mundial, o excesso de velocidade é uma das principais causas de mortes e lesões graves, portanto, a gestão da velocidade é considerada um método fundamental para melhorar os resultados da segurança viária. O workshop visa melhorar o conhecimento sobre esse tópico, entre profissionais e stakeholders relevantes. O treinamento fornece orientações práticas sobre a gestão de velocidade e sobre como melhorar a segurança em diferentes ambientes viários. Também são fornecidas informações sobre como essa abordagem pode tratar outros objetivos políticos importantes, incluindo a descarbonização.

O curso busca desenvolver a capacidade técnica em segurança viária ao fornecer conhecimento imediatamente aplicável para auxiliar na implementação de estratégias, planos de ação e iniciativas de gerenciamento de velocidade. O treinamento também abordará algumas das principais barreiras para a implementação bem-sucedida da gestão de velocidade e fornecerá as ferramentas necessárias para trazer melhorias substanciais nos resultados de segurança viária.

Local do evento presencial: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – SHS Qd. 06, Lote 01, Conjunto A – Asa Sul.

Link para a conexão on-line: https://bit.ly/wksproadsafety

Confira a programação completa abaixo:














Brasilia_segunda_capital_com_mais_infracoes_15_anos_lei_seca
Observadores Certificados

BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA

Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.

Campanha_transito_ideal_todos_episodios_disponiveis
Matérias

CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS

A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Boleto