Matérias

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE WORKSHOP DE GESTÃO DE VELOCIDADE NO BRASIL

Evento híbrido oferece uma visão geral do gerenciamento de velocidade, incluindo sua importância, e informações sobre estratégias-chave e etapas para implementação

Escrito por Portal ONSV

17 JUL 2023 - 08H56 (Atualizada em 17 JUL 2023 - 10H28)

O Banco Mundial e o Global Road Safety Facility, com o financiamento da Bloomberg Philantrophies, realizam no período de 17 a 19 de julho o “Workshop de Gestão de Velocidade no Brasil: Desafios e Políticas Públicas”, evento híbrido (on-line e presencial), em Brasília/DF. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é representado pelo professor do Departamento de Transportes e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR e membro do Conselho Deliberativo da entidade, Jorge Tiago Bastos.

Hoje (17), a partir das 09h25, o professor Jorge Tiago Bastos fala sobre “Desafios do excesso de velocidade”, abordando: riscos do excesso de velocidade no Brasil; práticas e intervenções de gestão de velocidade; desafios e oportunidades.

“É um evento com o objetivo de discutir esse tema. Trazendo as diretrizes globais a respeito, mas também discutindo a realidade brasileira sobre o tema. Então na programação a gente tem a gestão da segurança viária no cenário brasileiro, trazendo um balanço da década, vai ser a fala do secretário [nacional de trânsito] Adrualdo, depois a gente vai ter fala do Observatório e da Universidade Federal do Paraná falando sobre indicadores do excesso de velocidade no Brasil, e depois, a gente tem também uma programação de discussão ao longo da manhã”, explicou o professor Jorge Tiago Bastos.

Num contexto mundial, o excesso de velocidade é uma das principais causas de mortes e lesões graves, portanto, a gestão da velocidade é considerada um método fundamental para melhorar os resultados da segurança viária. O workshop visa melhorar o conhecimento sobre esse tópico, entre profissionais e stakeholders relevantes. O treinamento fornece orientações práticas sobre a gestão de velocidade e sobre como melhorar a segurança em diferentes ambientes viários. Também são fornecidas informações sobre como essa abordagem pode tratar outros objetivos políticos importantes, incluindo a descarbonização.

O curso busca desenvolver a capacidade técnica em segurança viária ao fornecer conhecimento imediatamente aplicável para auxiliar na implementação de estratégias, planos de ação e iniciativas de gerenciamento de velocidade. O treinamento também abordará algumas das principais barreiras para a implementação bem-sucedida da gestão de velocidade e fornecerá as ferramentas necessárias para trazer melhorias substanciais nos resultados de segurança viária.

Local do evento presencial: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – SHS Qd. 06, Lote 01, Conjunto A – Asa Sul.

Link para a conexão on-line: https://bit.ly/wksproadsafety

Confira a programação completa abaixo:














Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.