O Banco Mundial e o Global Road Safety Facility, com o financiamento da Bloomberg Philantrophies, realizam no período de 17 a 19 de julho o “Workshop de Gestão de Velocidade no Brasil: Desafios e Políticas Públicas”, evento híbrido (on-line e presencial), em Brasília/DF. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é representado pelo professor do Departamento de Transportes e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR e membro do Conselho Deliberativo da entidade, Jorge Tiago Bastos.
Hoje (17), a partir das 09h25, o professor Jorge Tiago Bastos fala sobre “Desafios do excesso de velocidade”, abordando: riscos do excesso de velocidade no Brasil; práticas e intervenções de gestão de velocidade; desafios e oportunidades.
“É um evento com o objetivo de discutir esse tema. Trazendo as diretrizes globais a respeito, mas também discutindo a realidade brasileira sobre o tema. Então na programação a gente tem a gestão da segurança viária no cenário brasileiro, trazendo um balanço da década, vai ser a fala do secretário [nacional de trânsito] Adrualdo, depois a gente vai ter fala do Observatório e da Universidade Federal do Paraná falando sobre indicadores do excesso de velocidade no Brasil, e depois, a gente tem também uma programação de discussão ao longo da manhã”, explicou o professor Jorge Tiago Bastos.
Num contexto mundial, o excesso de velocidade é uma das principais causas de mortes e lesões graves, portanto, a gestão da velocidade é considerada um método fundamental para melhorar os resultados da segurança viária. O workshop visa melhorar o conhecimento sobre esse tópico, entre profissionais e stakeholders relevantes. O treinamento fornece orientações práticas sobre a gestão de velocidade e sobre como melhorar a segurança em diferentes ambientes viários. Também são fornecidas informações sobre como essa abordagem pode tratar outros objetivos políticos importantes, incluindo a descarbonização.
O curso busca desenvolver a capacidade técnica em segurança viária ao fornecer conhecimento imediatamente aplicável para auxiliar na implementação de estratégias, planos de ação e iniciativas de gerenciamento de velocidade. O treinamento também abordará algumas das principais barreiras para a implementação bem-sucedida da gestão de velocidade e fornecerá as ferramentas necessárias para trazer melhorias substanciais nos resultados de segurança viária.
Local do evento presencial: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – SHS Qd. 06, Lote 01, Conjunto A – Asa Sul.
Link para a conexão on-line: https://bit.ly/wksproadsafety
Confira a programação completa abaixo:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.