Coletiva reuniu o atual Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa
Na última quinta-feira (30/09), o atual Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa acompanharam a cerimônia de comemoração dos 10 anos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em Indaiatuba/SP no Teatro do Ciaei. Ao final da cerimônia, eles participaram de uma coletiva de imprensa promovida pelo OBSERVATÓRIO e responderam às perguntas da imprensa regional.
O atual presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, que também é secretário municipal de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP e ex-diretor técnico do OBSERVATÓRIO também esteve na coletiva e falou com exclusividade para o Programa do Rubinho, na TV Sol Comunidade, canal local de Indaiatuba.
Segundo Paulo Guimarães: “A gente vê uma evolução, ou seja, estamos conseguindo reduzir as mortes e lesões no trânsito de forma gradativa, e a partir de agora, 2021, existe um novo compromisso, que é uma nova década de ações onde a gente vai concentrar esses esforços não só aqui em Indaiatuba, que é uma cidade que está muito bem organizada, que está muito bem gerida do ponto de vista de segurança, mas toda a região metropolitana de Campinas, expandindo para todo o Brasil.”
Na oportunidade, foram divulgados os dados preliminares de mortes em todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Segundo os dados do DataSus (Ministério da Saúde), analisados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, 2020 registrou aumento de mortes por sinistros de trânsito nas cidades da RMC.
Ao todo, foram registradas 376 mortes no ano passado, um aumento de 7%, se comparado com 2019, que totalizou 356 óbitos. Das 20 cidades que integram a RMC, nove delas tiveram aumento; três mantiveram os mesmos números de 2019 e apenas oito registraram queda no total de mortes. De 2015 a 2020, houve uma redução de 6% no total de mortes registradas em toda região.
Assista à entrevista completa: https://fb.watch/8tg-dunPBg/
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28206,28205" img_size="full"]
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.