O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV estará em recesso a partir desta segunda-feira, 19 de novembro, e retomará as atividades no dia 9 de janeiro, a partir das 8 horas. Mas convida toda a sociedade a uma reflexão: o que você fez para a mudança no trânsito neste 2016, um ano intenso nos mais variados aspectos?
Ao mesmo tempo em que desejamos final de ano feliz e um 2017 carregado de realizações a todos os nossos colaboradores, parceiros, apoiadores e ao público em geral, lembramos que a construção de um trânsito mais humano e seguro, com redução do número assustador de acidentes com mortes e feridos graves nas vias e nas rodovias do país, depende muito de como nos comportamos ao volante.
Vamos mudar esse cenário triste que enfrentamos em nosso dia a dia nas ruas e nas estradas brasileiras. A reversão pode ser conquistada a partir de atitudes simples de nossa parte. Afinal, a paciência, a gentileza, a responsabilidade, o respeito às regras, são atributos individuais que, quando praticados, trazem como consequência o bem, não apenas às outras pessoas como a quem os pratica.
Em 2017, sejamos nós a mudança no trânsito. Isso não tem custo elevado e só trará benefícios para que no encerrar do novo ano a frase que embalou nossa ação em celebração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, o SOMOS TODOS VÍTIMAS, possa ser substituída por alguma outra que mostre os avanços de toda a sociedade em relação ao trânsito seguro.
E lembre-se; no trânsito existem atitudes que irritam e as que agradam (veja abaixo). Procure praticar apenas as bem-vindas.
Atitudes que agradam:
Atitudes irritantes:
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.