Matérias

OBSERVATÓRIO quer melhorias no CTB

Escrito por Portal ONSV

24 JUN 2020 - 14H51

Em entrevista à TV BandNews, Ramalho comentou sobre as mudanças prevista no CTB

As mudanças propostas pelo Governo Federal no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) por meio do PL 3267/2019 está em discussão no plenário da Câmara dos Deputados essa semana. Sobre esse assunto, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou de uma entrevista na TV BandNews em que comenta sobre essas mudanças feitas até o momento.

Entre as alterações debatidas estão: ampliação dos pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que dobra de 20 para 40 pontos; o aumento no tempo para a renovação da CNH, atualmente esse prazo é de cinco anos e com a aprovação, passaria para 10 anos de validade para condutores de até 50 anos de idade.

Outro ponto é sobre a alteração na regra da obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças. O texto aprovado ontem prevê que a obrigatoriedade passe para até dez anos ou 1,45 cm de altura, hoje, a obrigatoriedade é para crianças até sete anos. Também foi mantido no texto a obrigatoriedade dos testes toxicológicos para motoristas profissionais.

Para Ramalho, essa obrigatoriedade nos exames toxicológicos para os motoristas profissionais deve ser mantida para que haja um acompanhamento adequado da saúde desses profissionais.

Em relação ao aumento no tempo de renovação da CNH, Ramalho diz: “Eu acho que é uma situação razoável, mesmo porque, nós do OBSERVATÓRIO, discutimos muito com as entidades relacionadas a isso, ou seja, mais do que aumentar para dez anos ou a partir de 50 anos ser muito mais frequente, é a qualidade desses exames. Nós temos que ter qualidade no exame médico e psicológico”.

Ramalho complementa: “Ele não pode ser um exame meramente cartorial, ele tem que ser um exame que realmente, reflita e traga à sociedade, a situação que diz o seguinte: ‘esse motorista, não tem condições de ser habilitado, ele precisa fazer um tratamento, ele precisa mudar o grau dos seus óculos’, e raramente a gente observa isso nesses exames”, encerra.

Assista à entrevista completa:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/yZwUkuCt2no"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.