Matérias

OBSERVATÓRIO REÚNE PRINCIPAIS TRANSPORTADORAS E EMBARCADORAS PARA DISCUTIR O SELO DE MOBILIDADE

Escrito por Portal ONSV

22 SET 2022 - 11H29

Certificação desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO busca redução de mortes e lesões no trânsito alinhados ao comprometimento e a qualidade dos serviços prestados e melhorias na gestão de organizações e instituições parceiras

Foi realizado na última terça-feira (20), na sede da Ambipar em Nova Odessa, interior de São Paulo, a apresentação do Selo Mobilidade Segura, uma certificação desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que avalia a integridade da entrega do serviço ou das operações, por meio de requisitos que incentivam a adoção de uma gestão responsável para garantir segurança, eficiência e atendimento à legislação para uma mobilidade segura, proporcionando confiabilidade, qualidade e redução de custos.

Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, "todo processo de certificação está alinhado com o Pnatrans, o plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito, permitindo assim uma confluência de objetivos tanto da iniciativa privada, quanto do poder público".

O evento reuniu mais de 80 pessoas, representando boa parte das empresas integrantes do Programa Laço Amarelo dentre elas a Vibra, a Raízen, Transjordano e IC Transportes. Para a Ana Paula Stolarz, analista de SSMA SR na Vibra Energia, “esse selo vem para mostrar o comprometimento que temos com a segurança, cada vez mais é importante que todos se engajem para que a gente consiga trazer realmente, para a sociedade, a importância de um trânsito seguro”.

O Selo Mobilidade Segura é um programa desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO com o principal objetivo de salvar vidas, promover a cultura da segurança viária em todas as esferas e entre os players envolvidos com a mobilidade, em busca de comprometimento de organizações e instituições públicas e privadas, preocupadas com a segurança no ir e vir para toda a sociedade. Ele é fundamentando em 12 Pilares que se originaram de lições aprendidas, boas práticas e programas de gestão para o fortalecimento da cultura de segurança viária no País.

Segundo destacou o presidente do conselho do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, "cada vez mais, o OBSERVATÓRIO, segmenta o trabalho e atende diretamente uma fatia da sociedade, buscando dividir as responsabilidades entre a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e o poder público. Nossa missão é exatamente essa: trazer mais e mais engajadores para a causa da segurança no trânsito".

Entre os principais benefícios com a certificação do Selo Mobilidade Segura, estão a redução de mortes e lesões graves relacionadas aos sinistros de trânsito; a redução de custos relacionados aos seguros, ocorrências e incidentes; promover o comprometimento com a qualidade do serviço oferecido; reduzir perdas no processo e melhorar a gestão; e a busca por ZERO OCORRÊNCIA DE TRÂNSITO.

Confira as falas de alguns participantes:

[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Ana_Paula_Vibra.mp4"][/video]

Ana Paula Stolarz - Analista de SSMA SR na Vibra Energia

[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Diogo_Bogado_Raizen.mp4"][/video]

Diogo Bogado - Coordenador de CCO na Raízen

[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Fernanda_Sarreta_IC_Transportes.mp4"][/video]

Fernanda Sarreta - Vice-presidente da IC Transportes

[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Joao_Bessa_Transjordano.mp4"][/video]

João Guimarães Bessa - Presidente da Transjordano

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.