Certificação desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO busca redução de mortes e lesões no trânsito alinhados ao comprometimento e a qualidade dos serviços prestados e melhorias na gestão de organizações e instituições parceiras
Foi realizado na última terça-feira (20), na sede da Ambipar em Nova Odessa, interior de São Paulo, a apresentação do Selo Mobilidade Segura, uma certificação desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que avalia a integridade da entrega do serviço ou das operações, por meio de requisitos que incentivam a adoção de uma gestão responsável para garantir segurança, eficiência e atendimento à legislação para uma mobilidade segura, proporcionando confiabilidade, qualidade e redução de custos.
Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, "todo processo de certificação está alinhado com o Pnatrans, o plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito, permitindo assim uma confluência de objetivos tanto da iniciativa privada, quanto do poder público".
O evento reuniu mais de 80 pessoas, representando boa parte das empresas integrantes do Programa Laço Amarelo dentre elas a Vibra, a Raízen, Transjordano e IC Transportes. Para a Ana Paula Stolarz, analista de SSMA SR na Vibra Energia, “esse selo vem para mostrar o comprometimento que temos com a segurança, cada vez mais é importante que todos se engajem para que a gente consiga trazer realmente, para a sociedade, a importância de um trânsito seguro”.
O Selo Mobilidade Segura é um programa desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO com o principal objetivo de salvar vidas, promover a cultura da segurança viária em todas as esferas e entre os players envolvidos com a mobilidade, em busca de comprometimento de organizações e instituições públicas e privadas, preocupadas com a segurança no ir e vir para toda a sociedade. Ele é fundamentando em 12 Pilares que se originaram de lições aprendidas, boas práticas e programas de gestão para o fortalecimento da cultura de segurança viária no País.
Segundo destacou o presidente do conselho do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, "cada vez mais, o OBSERVATÓRIO, segmenta o trabalho e atende diretamente uma fatia da sociedade, buscando dividir as responsabilidades entre a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e o poder público. Nossa missão é exatamente essa: trazer mais e mais engajadores para a causa da segurança no trânsito".
Entre os principais benefícios com a certificação do Selo Mobilidade Segura, estão a redução de mortes e lesões graves relacionadas aos sinistros de trânsito; a redução de custos relacionados aos seguros, ocorrências e incidentes; promover o comprometimento com a qualidade do serviço oferecido; reduzir perdas no processo e melhorar a gestão; e a busca por ZERO OCORRÊNCIA DE TRÂNSITO.
Confira as falas de alguns participantes:
[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Ana_Paula_Vibra.mp4"][/video]
Ana Paula Stolarz - Analista de SSMA SR na Vibra Energia
[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Diogo_Bogado_Raizen.mp4"][/video]
Diogo Bogado - Coordenador de CCO na Raízen
[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Fernanda_Sarreta_IC_Transportes.mp4"][/video]
Fernanda Sarreta - Vice-presidente da IC Transportes
[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Selo_Mobilidade_Segura_Joao_Bessa_Transjordano.mp4"][/video]
João Guimarães Bessa - Presidente da Transjordano
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.