O presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho apresentou no início da tarde desta sexta-feira (09.08.13), as ações que o Observatório irá realizar em parceria com o Conseg (Conselho Comuntário de Segurança) de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, para reduzir o número de mortes e feridos no trânsito na cidade. O programa Pró-vita (Programa de Redução de Violência no Trânsito) está sendo coordenado pelo Conseg em parceria com a Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Hospital Raul Sertã, Corpo de Bombeiros, Rotary Club entre outras entidades.
A intenção é mobilizar toda a sociedade friburguense para a questão do alto número de sequelados e mortos na cidade, vítimas de acidentes de trânsito. Para Ramalho, “o trabalho deve ser fundamentado em dados concretos, orientações profissionais e de caráter internacional”. Há que se fazer menos espetáculo e mais ações. O presidente do Observatório agradeceu o apoio do Deputado Hugo Leal, que está atento a violência no trânsito de todo país, mais especificamente a região serrana do Rio de Janeiro. “O deputado Hugo Leal é um incansável batalhador pela conscientização e uma legislação que traga segurança para todos, na área viária”, disse Ramalho as 70 pessoas presentes no evento.
Segundo dados da Seguradora Líder-DPVAT, somente no primeiro semestre de 2013, foram pagas 32 indenizações às famílias de mortos no trânsito da cidade, contra 26 no mesmo período do ano passado. Já as vítimas que adquiram invalidez permanente passaram de 42 nos primeiros seis meses de 2012 para 76, neste ano. Um aumento de 81%.
Para o prefeito Rogério Cabral, a intenção é unir todas as forças para reverter esse quadro. “Somente o poder público não consegue mudar o comportamento da população. Precisamos mobilizar o maior número de parceiros, além de especialistas para nos ajudar para vencer essa guerra”, desabafa o prefeito. Ele afirma que a iniciativa do Conseg, com o apoio técnico do Observatório, trará bons frutos a toda sociedade.
Zury Mauer, diretor-presidente do Conseg, está bastante esperançoso com a mobilização. “O objetivo do Conseg é mobilizar as entidades da sociedade civil e os governos a interagirem e se organizarem em prol de ações concretas e eficientes que diminuam os números da violência e mortes no trânsito”, diz Zury.
O Observatório irá mapear os acidentes de trânsito de Nova Friburgo, por meio dos Boletins de Ocorrência e inserir na plataforma SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação). Também estão previstas o monitoramento de infrações em pontos de maior conflito de trânsito e o treinamento de universitários para abordagens nas ruas da cidade, com a intenção de multiplicar as orientações tanto para motoristas, como para pedestres, ciclistas e motociclistas.
Os trabalhos devem iniciar ainda no mês de agosto.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.