No quarto vídeo da série Dicas com o João da Nica, o alerta é para a pressa que muitos motociclistas têm enquanto se locomovem.
Às vezes pressionados por suas empresas para cumprirem uma agenda apertada, muitos acabam se habituando com uma forma mais agressiva e arriscada de pilotar.
Os que pilotam motos mais potentes esportivamente, acabam se arriscando ao se divertirem para alcançar uma velocidade máxima cortando giro ou fazer curvas arrastando o joelho no chão, o que obviamente, o deixará sem enxergar o que vem pelo lado oposto ao que o piloto se abaixou.
Andar em grupo muitas vezes significa desafio; e os pilotos ultrapassam os limites das vias e de suas habilidades.
Em nenhum dos casos devemos deixar que a pressa, a pressão ou o desafio se sobreponham ao nosso objetivo principal, que é o de CHEGAR AO NOSSO DESTINO EM SEGURANÇA.
JAMAIS devemos andar em velocidade acima do limite de nosso campo de visão.
Mesmo que seja um trajeto que fazemos todos os dias, realizar uma curva cega em velocidade maior que nossa capacidade de ter uma reação, frear e desviar corretamente de um incidente iminente, é o mesmo que participar de uma “roleta russa”.
Animais que saem por debaixo de veículos grandes, ciclistas que caem à frente, carros que ultrapassam o sinal vermelho, aves que saem do mato, veículos de mudam bruscamente de direção, mudança de clima em saídas de túneis, buracos... são apenas alguns dos imprevistos vivenciados por motociclistas experientes e que podem causar um acidente grave, deixando o piloto inapto por longo período.
Se você gosta de velocidade, dar freadas fortes ou disputar posições, mostrar para os outros que você é rápido e arrojado, eu também gosto! E é para isso que as pistas de corrida estão espalhadas por todo lugar.
É possível ir com sua moto para treinar em um circuito fechado, seja kartódromo ou autódromo, e também competir. Existem categorias regionais em que você pode competir com uma scooter, com uma superesportiva e até de custom, na terra e no asfalto. Existem escolas de pilotagem tanto para Pilotagem Segura nas ruas e estradas quanto para Competição e shows de Freestyle, Manobrabilidade, Drift e Manobras Radicais. Sempre em circuitos fechados, onde os pilotos têm segurança, utilizam equipamento de proteção completo e estão acompanhados por instrutores ou parceiros.
E é isso que indico para colocarmos para fora nosso espírito competitivo e aproveitar o máximo que nossas motocicletas nos oferecem.
Enquanto no trânsito, temos que ser conscientes de que aquele espaço é para ser compartilhado com as milhares de pessoas à nossa volta, sejam pedestres, ciclistas, motoristas ou motociclistas, que terão diferentes equipamentos, habilidades e interesses enquanto em seus trajetos.
Vale um alongamento para relaxar e refletir, antes de subir na moto.
Por um Ser Humano mais Inteligente.
Suzane Carvalho
Núcleo de Motociclismo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
"Onde vai com essa pressa?" é o quarto vídeo da série Dicas com João da Nica.
Acompanhe os conselhos dado por quem entende o dia a dia do motociclista!
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/AdXeebA4wrg"][/vc_column][/vc_row]
Os desafios do verão brasileiro: chuvas intensas e como minimizar os riscos ao volante
O verão brasileiro é marcado por altas temperaturas e chuvas constantes e intensas em quase todo o território nacional. Desde janeiro, diversos estados têm enfrentado transtornos por conta do volume de águas. Para orientar os condutores sobre como dirigir sob estas condições, o Jornal do Carro, do Estadão, destacou no início de fevereiro algumas dicas do OBSERVATÓRIO que podem contribuir para evitar sinistros neste período.
2ª edição do Rodovias do Futuro contará com apoio institucional do OBSERVATÓRIO
No mês de junho, mais especificamente no dia 4, a ABCR - Melhores Rodovias do Brasil realizará mais uma edição do Rodovias do Futuro. Este evento de grande importância para o setor ocorrerá na cidade de São Paulo, no complexo World Trade Center, localizado no bairro do Brooklyn Novo, um dos pontos mais dinâmicos e estratégicos da cidade.
Reunião de boas-vindas do Educa apresenta a equipe de coordenação e o planejamento para 2025
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 7, a primeira reunião do Observatório Educa de 2025. O encontro serviu como boas-vindas para os municípios e colégios integrantes da comunidade do programa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.