A relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades brasileiras e o número de acidentes de trânsitos que elas registram foi tema abordado por Paulo Guimarães, diretor-técnico do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) na revista Fleet Review, em matéria intitulada “Por que é tão difícil mudar o trânsito”. A revista é publicada pelo Instituto PARAR.
No texto, Guimarães alerta que, para cumprir a meta estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) - de redução em 50% no número de mortes no trânsito -, o Brasil teria de fechar 2020 com, no máximo, 30 mil mortes, mas que ‘não estamos caminhando para isso”.
Ele destaca, também, que as cidades com maiores IDH no Brasil possuem altas taxas de mortes por acidentes. E lembra que ‘para além do desenvolvimento, há (no país) um problema de educação no trânsito que precisa de tempo para apresentar resultados que reduzam o número de mortes”.
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
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