ONSV apresenta projetos em Congresso da ANTP, em Santos
Entidade destacará o Maio Amarelo e o SOMA, durante o evento
O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) apresenta dois de seus principais projetos aos profissionais de transporte e trânsito de todo o país, além de gestores municipais e estaduais, a partir desta terça, dia 23, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito.
O Congresso, organizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), é um dos principais eventos do país na área da mobilidade urbana. O evento começa nesta terça, dia 23, em Santos (SP) e se encerra no dia 25, próxima quinta. A abertura do evento será às 10h, com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Geraldo Alckmin, diversos ministros e prefeitos de cidades como Santos, Campinas e Sorocaba, entre outros.
Ainda, nesta terça, dia 23, o primeiro projeto do OBSERVATÓRIO que será destacado será o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), ferramenta que vem sendo desenvolvido pela entidade para uso das prefeituras e órgãos ligados à segurança viária. Uma solução de gestão de dados que centralizará informações de diversos órgãos, que serão estratégicas para a construção de políticas e segurança no trânsito dos municípios. O SOMA permitirá que as prefeituras encontrem, num único sistema, dados de mortalidade no trânsito do DataSUS (Sistema de Informática do Ministério da Saúde) por município, dados privados (DPVAT etc) por município e uma solução de Registro de Ocorrências (BO).
O SOMA será apresentado dentro das Comunicações Temáticas do Congresso, pelo diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, na Sala Vênus, por volta das 17 horas. Vale destacar que serão 10 minutos de apresentação e cinco minutos para debates e dúvidas do público.
Já na quinta-feira, dia 25, o OBSERVATÓRIO levará ao público do Congresso, também dentro das Comunicações Temáticas, o Movimento Maio Amarelo abordando, sobretudo, um histórico do Movimento, suas conquistas, adesões e ampliações nos dois anos de existência. Guimarães também será o responsável por essa apresentação.
O Maio Amarelo é um movimento internacional, que surgiu no Brasil, em 2014, e se espalhou para mais de 20 países do planeta. Hoje, mais de 700 organizações apoiam o Movimento, que atua em prol da segurança viária e busca salvar vidas, reduzindo a violência no trânsito, por meio da conscientização e informação para mudança de atitude de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. O Maio Amarelo conta com o trabalho multissetorial de órgãos públicos e privados. A apresentação será a partir das 10h15, também na Sala Vênus.
Além desses dois projetos, o OBSERVATÓRIO também será representado no evento, por Tiago Bastos, observador da entidade, que falará sobre Segurança Viária nos Corredores do BRT (Bus Rapid Transit), no Rio de Janeiro.
A participação de Bastos será a partir das 15h45, também na Sala Vênus.
O 20º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito acontece no “Mendes Convention Center”, na Avenida Francisco Glicério, 206, em Santos. Simultâneo ao evento, a ANTP realiza, no mesmo espaço, a IX INTRANS (Exposição Internacional de Transportes e Trânsito).

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.