Matérias

ONSV comenta queda de mortes no trânsito em entrevista ao Metro São Paulo

Escrito por Portal ONSV

20 ABR 2017 - 13H24

O gerente-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Renato Campestrini, comentou, em entrevista ao Jornal Metro São Paulo, a queda percentual de 7,5% no número de mortes no trânsito na capital paulista no primeiro trimestre de 2017. Para Campestrini, a queda pode ser ainda maior se os condutores deixarem, por exemplo, de usar o celular quando estiverem ao volante.

Leia:

Por Fabíola Salani - Metro Jornal São Paulo

20/04/2017 às 2h00

"Acidentes

Acidentes mataram 87 pessoas em março deste ano | Nelson Antoine/Folhapress

Uma boa notícia: o total de mortes no trânsito da capital caiu 7,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo  período do ano passado, segundo os dados do sistema Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), ligado ao governo Geraldo Alckmin (PSDB). Foram 221 vítimas fatais nos três primeiros meses deste ano ante 239 em 2016.

Os pedestres continuam sendo as maiores vítimas: 106 morreram nesses três meses – mais de um por dia. A seguir, vêm os motociclistas: 65 deles perderam a vida em acidentes na capital neste ano (veja quadro).

Mas ao olhar para os dados de março apenas, um sinal de alerta: acidentes de trânsito mataram mais neste ano: 87 óbitos, contra 81 em março de 2016.

Para Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, a queda das mortes é uma tendência que vem sendo observada, e São Paulo, especificamente, adotou medidas visando a esse resultado.

“Há o Programa de Proteção à Vida, priorização de pedestres, intensificação na fiscalização, além da redução de velocidade nas marginais, que infelizmente voltaram ao limite anterior”, afirmou.

Na gestão de Fernando Haddad (PT), o limite da velocidade nas marginais foi reduzido para 50 km/h na pista local, 60 km/h na central e 70 km/h na expressa. Em 25 de janeiro, cumprindo promessa de campanha, João Doria (PSDB) elevou os limites para 60 km/h, 70 km/h e 90 km/h, respectivamente.

Campestrini destaca que os números podem cair ainda mais se os motoristas deixarem de usar o celular enquanto dirigem – o observatório faz atualmente uma campanha de conscientização para que a prática seja evitada. “O motorista distraído com o celular pode não ver um pedestre, por exemplo”, disse. Para ele, a prática “é tão complicada e grave quanto dirigir alcoolizado”.

Sobre a alta de março, Campestrini disse que pode se dever ao fato de ter sido um mês “cheio” – sem feriados. “Precisa observar outros meses para ver se foi ponto isolado.”

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não comentou os números.

""

http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/mortes-no-transito-em-sao-paulo-caem-75-no-trimestre-357603

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto