O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro (FPTS), se reúne nesta quinta-feira, 12 maio, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, das 8h30 às 13h30, com representantes de diversas entidades que participaram em novembro passado do Seminário e do Fórum Urbanidade.
O encontro visa a formação de Grupos de Trabalho para encaminhamento de propostas discutidas naquela ocasião e relativas a melhorias no trânsito, obedecendo os seguintes eixos: fiscalização, infraestrutura e gestão, segurança veicular, saúde e educação.
O evento conta com o apoio da Seguradora Líder e do Seguro DPVAT. No encontro o OBSERVATÓRIO vai sugerir que seja formado um grupo de trabalho para cada uma das quinze propostas apresentadas durante o Fórum e Seminário (sendo três para cada eixo). Cada grupo será responsável pela criação de um plano de ação para que o objetivo da proposta seja concretizado . A expectativa é de que até a Semana Nacional do Trânsito, no próximo mês de setembro, sejam apresentados os projetos elaborados pelos grupos e seus cronogramas de implantação.
Na abertura do encontro, a equipe do OBSERVATÓRIO informará aos participantes sobre a repercussão do movimento Maio Amarelo no ano de 2016 e apresentará a nova campanha da mobilização “#EUSOU + 1 por um trânsito mais humano”. Também serão apresentados os novos vídeos do Maio Amarelo, que em 2016 tem como temas a velocidade e o uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro, além de dados sobre a evolução do Maio Amarelo não só no Brasil, mas também em outros países onde a mobilização é deflagrada.
Já confirmaram presença no encontro desta quinta-feira, a diretoria do DENATRAN, FOCOTRAN, Polícia Rodoviária Federal, Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Feneauto, Abraciclo e Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. O evento contará com a participação, entre outros, do diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho e dos deputados Hugo Leal e Christiane Yared.
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.