Matérias

OBSERVATÓRIO e UFPR promovem Seminário Urbanidade em Curitiba

Escrito por Portal ONSV

23 AGO 2016 - 11H49

Evento aconteceu de 29 a 31 de agosto no campus da universidade e discutiu questões envolvendo todas as modalidades de transporte e a segurança viária

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e o GET-UFPR (Grupo de Estudos em Transportes da Universidade Federal do Paraná) promoveram nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Seminário Urbanidade Ações Coordenadas e Integradas. O evento ocorreu no auditório Leo Groosman, no dia 29, com abertura às 17h30. Nos dias 30 e 31, as palestras e mesas redondas aconteceram no auditório CESEC. A Universidade Federal do Paraná fica na Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 210, no Jardim das Américas, em Curitiba.

Os temas das palestras estão ligados às questões do Projeto Urbanidade, concebido pelo OBSERVATÓRIO, que elabora ações para um trânsito seguro no país. Os eixos do projeto são Infraestrutura e Gestão, Fiscalização, Educação, Saúde e Segurança Veicular. No seminário foi discutida a situação das rodovias brasileiras; o transporte a pé; o transporte coletivo; engenharia de tráfego e ciclomobilidade, contemplando todas as modalidades de transporte.

O evento contou com a participação do diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, o engenheiro Paulo Guimarães, e de representante da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Guimarães abordou em sua palestra a situação da segurança viária no Brasil e o Projeto Urbanidade. Houve ainda mesa redonda às 20h30, seguida de coquetel.  No dia 30, a participação nas discussões envolveu representantes da Secretaria Municipal de Transporte (SETRAN) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). No dia 31, a urbanização de Curitiba e apresentação de trabalhos encerram o seminário.

"^52A9E2CA3820808AB70B3BE0CAB8A4BA2F9BD1D8F5F9B69D6B^pimgpsh_fullsize_distr"

Mortes_no_transito_crescem_na_ultima_decada_pesquisa_fapesp
Entrevista

MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP

A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.

Imprudencia_no_transito_al_tv
Observadores Certificados

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO

A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.

Observador_certificado_mobilidade_urbana_recife_radio_jornal
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE

Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto