Matérias

ONSV indica atitudes que irritam e outras que agradam no trânsito

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2016 - 12H58

Colar na traseira do veículo que vai à frente, não indicar sinalizando com as setas as manobras pretendidas, ceder passagem, não fechar cruzamentos, estão entre elas

Entrar em seu veículo e dar a partida para mais um dia de trabalho ou para chegar a algum outro tipo de compromisso pode até parecer uma situação corriqueira em especial nas cidades de maior porte onde, muitas vezes, outros tipos de transporte são preteridos em favor do carro ou da moto. Muitos se esquecem, porém, que ao saírem de suas garagens e ganharem as vias, irão se relacionar com outro grande número de pessoas que, movidas pelos mais diversos interesses, também estão no trânsito.

Pressa, estresse, problemas pessoais, entre  tantos outros, se dividem também no trânsito. E, não raro, é comum deparar-se com o chamado ‘apressado’, ou seja, aquele que acredita que pode tudo em nome de sua pressa. Do mesmo modo há também os que se costuma identificar como ‘folgados’, que, assim como ‘apressado’, se acha no direito de cometer imprudências para ganhar tempo.

Que a convivência no trânsito deve ser pacífica e que a gentileza pode ser o diferencial entre provocar ou não um acidente é senso comum quando o assunto é a segurança no trânsito. Entendendo que a solidariedade deve estar entre o comportamento dos motoristas, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) relaciona algumas atitudes que irritam e outras que agradam os condutores de veículos.

São tidas como situações irritantes:

  • Colar na traseira do veículo que vai à frente, sem respeitar distância de segurança.
  • Mudar de faixa ou executar manobras sem sinalizar com as setas.
  • Dirigir de modo agressivo e provocativo.
  • Buzinar e usar a farol alto a todo instante.
  • Motorista ao celular, falando ou enviando mensagem de texto.
  • Veículos que deixam nuvem de fumaça quando aceleram.
  • Motoristas que não mantêm velocidade constante (aceleram sem necessidade ou freiam repentinamente).
  • Não respeitar garagens.
  • Ultrapassar pela direita e entrar na frente do veículo que guarda distância de segurança.
  • Utilizar lanterna de neblina acesa quando não há neblina ou situação climática que justifique.

Atitudes que agradam motoristas:

  • Se desculpar por eventuais falhas ou erros.
  • Dar passagem a outro veículo ou a motocicletas.
  • Motoristas que verificam os retrovisores e sinalizam antes de qualquer manobra.
  • Condutores que sinalizam com o pisca-alerta em casos de paradas abruptas.
  • Uso do farol mesmo durante o dia para se tornar mais visível.
  • Estacionar corretamente, sem invadir o espaço alheio ou prejudicar o trânsito.
  • Saber ser tolerante e ceder passagem a outros motoristas que desejam trocar de faixa ou acessar a via.

Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.