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ONSV indica atitudes que irritam e outras que agradam no trânsito

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2016 - 12H58

Colar na traseira do veículo que vai à frente, não indicar sinalizando com as setas as manobras pretendidas, ceder passagem, não fechar cruzamentos, estão entre elas

Entrar em seu veículo e dar a partida para mais um dia de trabalho ou para chegar a algum outro tipo de compromisso pode até parecer uma situação corriqueira em especial nas cidades de maior porte onde, muitas vezes, outros tipos de transporte são preteridos em favor do carro ou da moto. Muitos se esquecem, porém, que ao saírem de suas garagens e ganharem as vias, irão se relacionar com outro grande número de pessoas que, movidas pelos mais diversos interesses, também estão no trânsito.

Pressa, estresse, problemas pessoais, entre  tantos outros, se dividem também no trânsito. E, não raro, é comum deparar-se com o chamado ‘apressado’, ou seja, aquele que acredita que pode tudo em nome de sua pressa. Do mesmo modo há também os que se costuma identificar como ‘folgados’, que, assim como ‘apressado’, se acha no direito de cometer imprudências para ganhar tempo.

Que a convivência no trânsito deve ser pacífica e que a gentileza pode ser o diferencial entre provocar ou não um acidente é senso comum quando o assunto é a segurança no trânsito. Entendendo que a solidariedade deve estar entre o comportamento dos motoristas, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) relaciona algumas atitudes que irritam e outras que agradam os condutores de veículos.

São tidas como situações irritantes:

  • Colar na traseira do veículo que vai à frente, sem respeitar distância de segurança.
  • Mudar de faixa ou executar manobras sem sinalizar com as setas.
  • Dirigir de modo agressivo e provocativo.
  • Buzinar e usar a farol alto a todo instante.
  • Motorista ao celular, falando ou enviando mensagem de texto.
  • Veículos que deixam nuvem de fumaça quando aceleram.
  • Motoristas que não mantêm velocidade constante (aceleram sem necessidade ou freiam repentinamente).
  • Não respeitar garagens.
  • Ultrapassar pela direita e entrar na frente do veículo que guarda distância de segurança.
  • Utilizar lanterna de neblina acesa quando não há neblina ou situação climática que justifique.

Atitudes que agradam motoristas:

  • Se desculpar por eventuais falhas ou erros.
  • Dar passagem a outro veículo ou a motocicletas.
  • Motoristas que verificam os retrovisores e sinalizam antes de qualquer manobra.
  • Condutores que sinalizam com o pisca-alerta em casos de paradas abruptas.
  • Uso do farol mesmo durante o dia para se tornar mais visível.
  • Estacionar corretamente, sem invadir o espaço alheio ou prejudicar o trânsito.
  • Saber ser tolerante e ceder passagem a outros motoristas que desejam trocar de faixa ou acessar a via.

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Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

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Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

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MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

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